NBB

Após acirradas quartas, NBB começa semifinais nesta sexta-feira (12/5)

Quatro clubes decidem os finalistas da competição em relativo pé de igualdade, frente à penúltima fase dos playoffs, após cenário visto nas quartas de final

Paulo Martins*
postado em 12/05/2023 06:00
 (crédito: Marcos Limonti/Franca Basquete)
(crédito: Marcos Limonti/Franca Basquete)

A fase semifinal do Novo Basquete Brasil começa nesta sexta-feira (12/5), com os últimos quatro clubes da competição iniciando a disputa da vaga nas finais do certame. Flamengo, Franca, Minas e São Paulo são os sobreviventes desde a longa temporada iniciada em outubro de 2022, com chances de soltar o grito de campeão em breve.

O atual campeão, Franca, teve dificuldades para chegar nesta etapa. Em um outro campeonato desde a arrasadora forma na temporada regular, sendo invicto em 32 jogos, o time do interior paulista foi surpreendido pela Unifacisa no primeiro jogo das quartas de final, caindo por 100 x 91, em casa. Um novo revés no jogo 3 colocaria em xeque a excelente campanha francana, mas a força do fator casa trouxe uma suada, porém afirmativa classificação, ao final do jogo 5.

O São Paulo, por sua vez, manteve o controle da chave e avançou em quatro partidas. A afirmação defensiva frente a um insistente e perseverante time do Pinheiros fez a série paulistana ser a favor do clube do Morumbi por 3 x 1, com a única derrota no único jogo com ambos times superando a centena no placar, com um 115 x 107, no jogo 2.

A rotatividade e a força do elenco flamenguista se mostra a chave fundamental para a tentativa de voltar a ser campeão. A prova disso foram os triunfos nos primeiros dois jogos contra o Bauru, com um arrasador 90 x 58 em casa e um 85 x 76 na Panela de Pressão. Apesar de um sólido e longevo time dos Dragões, a série em 3 x 1 se mostrou mais a favor do Flamengo do que o esperado.

A expectativa de equilíbrio na série entre Minas e Paulistano se confirmou, com a necessidade de cinco jogos para definir a classificação. O poder de resposta foi a tônica nos quatro primeiros jogos, com vitórias em casa nos dois primeiros e triunfos como visitantes nos demais jogos. O jogo derradeiro teve os mineiros como avançados por apenas quatro pontos, mostrando que mesmo os paulistas também seriam competentes para seguir no campeonato.

Restam quatro sobreviventes

Reedição das finais da temporada 2020/2021, rubro-negros e tricolores se enfrentam em duelos com direito a ginásios cheios, à diferença das arenas vazias, à época, devido à pandemia de covid-19. A chave entre Flamengo e São Paulo é uma oportunidade para ambas instituições chamarem suas torcidas, duas das maiores do Brasil, para reafirmar a importância do esporte e impulsionar a popularidade entre estas massas, acostumadas às glórias futebolísticas.

Do outro lado das semis, duas instituições tradicionais na bola laranja procuram objetivos maiores. O Franca, mais cauteloso após a dura série nas quartas de final, busca o bicampeonato do NBB, além de reforçar a própria alcunha de “capital do basquete brasileiro”. O Minas, mesmo campeão de um Sul-Americano, em 2007, e campeão da Copa Super8 na temporada 2021/2022, tem como motivação a busca pelo título nacional inédito.

Serviço — Jogo 1 das semifinais do NBB

Flamengo x São Paulo

Local: Tijuca Tênis Clube
Horário: sexta-feira (12/5), 20h
Transmissão: SporTV

Franca x Minas

Local: Ginásio Pedrocão
Horário: sábado (13/5), 15h
Transmissão: TV Cultura e ESPN

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Invicto na temporada regular, Franca sofreu para superar a Unifacisa nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB)
    Invicto na temporada regular, Franca sofreu para superar a Unifacisa nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB) Foto: Marcos Limonti/Franca Basquete
  • Invicto na temporada regular, Franca sofreu para superar a Unifacisa nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB)
    Invicto na temporada regular, Franca sofreu para superar a Unifacisa nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB) Foto: Marcos Limonti/Franca Basquete
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação