Em estágio avançado e próximas da derradeira decisão, as semifinais de conferência da NBA se movimentam a todo vapor. Caminhando para a última bateria de jogos de número cinco - esta que se encerra com os duelos desta quarta-feira — as quatro séries ainda em andamento no principal campeonato de basquetebol do mundo se encontram em situações um tanto distintas.
Salvo os confrontos entre Knicks x Heat, e Warriors x Lakers, estes que ainda estão por fazer os seus jogos de número 5, as outras duas séries já aguardam as sextas partidas, estas que começam na quinta-feira. O panorama atual, em cada uma das conferências, apresenta um time que ostenta uma vantagem de dois jogos, e um confronto portador de liderança magra. Além disso, duas séries podem ser fechadas nesta noite, sem a necessidade de um sexto jogo.
Conferência Leste
Do lado leste, os 76ers lideram a série pelo placar de três a dois. Diante do Boston Celtics, maior campeão da NBA ao lado dos Lakers, o Philadelphia, que conta com o ‘barba’ James Harden e o ‘processador’ Embiid, eleito MVP da temporada regular, precisa apenas de uma vitória para cravar o seu nome nas finais de conferência. Os Celtics, se quiserem disputar o jogo de número sete, precisarão vencer em casa para empatar a série. Para isso, precisarão que Jayson Tatum e Jaylen Brown estejam em seus melhores dias.
Os possíveis adversários na final de conferência, New York Knicks e Miami Heat se encontram em situação um pouco diferente. Liderando a série por dois jogos, o Miami está em situação favorável independente do resultado do jogo de hoje. Liderados pelo ala Jimmy Butler, o Heat, caso derrote os Knicks em quadra nova-iorquina estará um passo mais próximo do que seria o quarto título da franquia. Nova-Iorque, por outro lado, vai correr atrás do prejuízo. Sendo a única esperança restante em um eventual jogo de número sete, os Knicks precisam aproveitar o apoio de sua torcida de qualquer jeito.
Conferência Oeste
No outro extremo do mapa, Lakers e Warriors protagonizam o confronto de maior peso nestes playoffs. Por colocar frente a frente os maiores de suas gerações, Steph Curry e Lebron James, este último que, muito provavelmente, faz a sua última dança como jogador profissional, o duelo é o que tem chamado mais a atenção. Na frente com dois jogos de vantagem, Los Angeles, sob a batuta de ‘papai’ Lebron e Anthony Davies, poderão cravar a sua vaga para mais uma final de conferência se voltarem de San Francisco com a vitória. Os Warriors, por outro lado, estão na mesma situação dos Knicks: aproveitar o apoio da torcida para empatar a série e forçar o jogo sete.
Na outra chave, se enfrentam Denver Nuggets e Phoenix Suns. Com a vantagem de três jogos a dois, os Nuggets esperam ter o craque Nikola Jokic à flor da pele para alcançar a quarta vitória e fechar a série. O jogo de número seis, que está marcado para quinta-feira, será realizado na cidade de Phoenix, e pode pesar a favor do time que está em desvantagem. Os Suns, que têm em suas mãos a oportunidade de levar a série ao sétimo jogo, precisarão de uma vitória jogando fora de casa para avançar às finais, coisa que ainda não aconteceu durante os cinco jogos já disputados na série.
Datas e horários dos jogos remanescentes
Conferência Leste:
New York Knicks x Miami Heat - jogo 5 (MIA lidera 3-1):
Quarta-feira (10), Nova Iorque, 20:30;
Transmissão: Amazon Prime Video
Phoenix Suns x Denver Nuggets - jogo 6 (DEN lidera 3-2):
Quinta-feira (11), Phoenix, 23:00;
Transmissão: ESPN e Star+
Conferência Oeste:
Philadelphia 76ers x Boston Celtics - jogo 6 (PHI lidera 3-1):
Quinta-feira (11), Filadélfia, 20:30;
Transmissão: ESPN e Star+
Golden State Warriors x Los Angeles Lakers - jogo 5 (LAL lidera 3-1):
Quarta-feira (10), San Francisco, 23:00;
Transmissão: Amazon Prime Video
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.