Europa League

O que você precisa saber sobre o início das semifinais da Europa League

Juventus e Roma tentam marcar encontro na decisão continental. Antes, os dois times italianos terão de passar por Sevilla e Bayer Leverkusen, respectivamente. Os confrontos de ida começam nesta quinta-feira

Gabriel Botelho*
postado em 10/05/2023 23:19 / atualizado em 10/05/2023 23:21
As semifinais da Liga Europa contam com três times italianos entre os candidatos ao título -  (crédito:  AFP)
As semifinais da Liga Europa contam com três times italianos entre os candidatos ao título - (crédito: AFP)

Começam nesta quinta-feira as semifinais da Europa League. Reconhecido como o segundo principal campeonato eliminatório de clubes no continente europeu, o torneio terá a sua última fase antecedente à final sendo decretada a partir das quatro horas da tarde, pelo horário de Brasília.

Dominante na eliminatória, assim como nas meias-finais da Liga dos Campeões, a Itália é maioria entre os quatro times remanescentes, com dois representantes. Dispostos em lados opostos do chaveamento, Juventus e Roma chegam às semifinais após terem vivido campanhas um tanto distintas.

A Juventus, que enfrentou adversários relativamente mais fracos, chega para o jogo de quinta tendo passado por poucas dificuldades, salvo o difícil teste em casa frente ao Nantes, na fase 16-avos de final. A Roma, por outro lado, precisou contar com o apoio de sua torcida para avançar, pois passou por certa dificuldade nos chaveamentos. Fora de casa, não venceu nenhum jogo no mata-mata.

Sevilla e Bayer Leverkusen, respectivos adversários dos italianos, vivem cenários na temporada semelhantes entre si. Apesar de terem chegado tão longe no campeonato continental, tiveram dificuldades para engrenar em seus campeonatos nacionais. O Sevilla, que mostrou bom futebol em noites europeias, esteve, há poucas semanas atrás, correndo real risco de rebaixamento.

O Leverkusen, por mais que não tenha amargado posição tão angustiante, teve um péssimo começo de temporada. Eliminado na Champions e na Copa da Alemanha, além de um pífio começo de campeonato alemão, o Bayer só viu o seu desempenho melhorar quando Xabi Alonso assumiu a equipe. Na Europa League, demonstrou bom futebol e só teve dificuldades contra o Monaco, da França.

Juventus x Sevilla

O primeiro jogo do confronto acontecerá na Itália, mais precisamente no Allianz Stadium. Bicampeão da competição, a Juventus buscará superar a turbulenta temporada — esta que contou com punições da UEFA e oscilações dentro de campo — para conquistar o seu sexto título continental na Europa. Com a melhora no campeonato nacional, onde agora ocupa a segunda colocação, está próxima de garantir a classificação para a próxima Liga dos Campeões. Antes das semis, enfrentou Sporting, Freiburg e Nantes.

O Sevilla, adversário da vez, é senhor da competição. Maior campeão da história da Europa League, com seis títulos, o time espanhol confiará na boa campanha que vem fazendo para chegar mais perto do título que não vem desde 2020. Tendo chegado ao confronto após passar por Manchester United, Fenerbahçe e PSV, o Sevilla, apesar de sofrer durante as partidas como visitante, chega com moral após eliminar o United nas quartas pelo grande placar 3 x 0. A volta, na Espanha, será no dia 18, na próxima quinta-feira.

Roma x Leverkusen

O jogo de ida da eliminatória também terá a terra da pizza como palco. Jogando no Olímpico de Roma, La Lupa está em busca do que seria apenas a sua quarta classificação para uma competição europeia. Apesar de ter conquistado o inédito título da Conference League - competição criada pela UEFA em 2021 — a equipe italiana jamais foi campeã da antiga Euro League, e deixa nas mãos do treinador multicampeão lusitano José Mourinho a responsabilidade pela façanha. Até agora, enfrentou Feyenoord, Real Sociedad e RB Salzburg no mata-mata.

O Leverkusen, por outro lado, persegue o bicampeonato do torneio. Com o jovem Xabi Alonso sob o comando, o time alemão está em busca da classificação para uma decisão europeia pela primeira vez desde 2002, data que marcou o vice-campeonato na Liga dos Campeões, frente ao Real Madrid. Agora, espera não se deixar afetar pela recente perda de seu índice de 14 jogos invicto, recém quebrado após derrota para o Colônia, no último final de semana, pelo campeonato alemão. A volta, na terra da cerveja, acontece, também, na próxima quinta. 

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação