Campeonato Brasileiro

Brasiliense visita o Operário em Mato Grosso, pela estreia na Série D

Com várias alterações no elenco e série de amistosos, Jacaré tenta, em mais um ano, a saída da última divisão do futebol nacional. Estreia oferece cenário difícil

Paulo Martins*
postado em 05/05/2023 18:53
Na Grande Cuiabá, Brasiliense começa caminhada na Série D do Campeonato Brasileiro, em jogo contra o Operário de Várzea Grande -  (crédito: Luã Tomasson/Brasiliense)
Na Grande Cuiabá, Brasiliense começa caminhada na Série D do Campeonato Brasileiro, em jogo contra o Operário de Várzea Grande - (crédito: Luã Tomasson/Brasiliense)

Passado o vice-campeonato do Candangão 2023, o Brasiliense teve tempo de sobra para uma virada de chave visando a Série D do Campeonato Brasileiro. A estreia será fora de casa, neste sábado (6/5), às 16h de Brasília, em visita ao Operário, no Estádio Dito Souza, em Várzea Grande, no Mato Grosso.

O meio-tempo de preparação contou com uma série de reformulações no elenco, com diversas saídas e chegadas. Deixaram o Jacaré nomes os meias Renan Oliveira e Diogo Sodré, os laterais Goduxo e Aloísio, o atacante Wandinho e os goleiros Artur e Harrison, para as chegadas dos meias Bruno Cosendey e Dandan, do lateral Felipe Alves e dos goleiros Ravel e Vavá. Além de tais movimentações, o goleiro Edmar Sucuri foi emprestado para o ASA de Arapiraca, de Alagoas.

Apesar de ser uma estreia, o clima é de tentar o costume em decisões para alcançar as fases agudas em bom nível. "O importante de jogar fora de casa é que todo jogo é uma final. A expectativa é grande, a equipe vem trabalhando forte durante a semana: nosso time está bem qualificado e queremos voltar com os três pontos para casa", disse o zagueiro Daniel Mendonça.

O time auribranco ainda busca estabilidade na temporada 2023. Nas copas, teve um desempenho digno regional, pela Copa Verde, ao cair nas quartas de final frente ao Goiás, e teve a pior goleada da história da instituição na queda por 7 x 1 contra o Botafogo, na Copa do Brasil. No Candangão, a classificação às semifinais veio apenas na rodada final e, após garantir as vagas nacionais para 2024, chegando à decisão, caiu, nos pênaltis, para o Real Brasília.

Por outro lado, o tricolor mato-grossense chegou às semifinais no estadual, caindo para o União Rondonópolis por 2 x 1, no placar agregado. O CEOV compartilhou grupo com o Brasiliense na Série D de 2022, avançando na rodada final e logo caindo para o Pouso Alegre, time que conquistaria o acesso. Em ambos confrontos diretos, o time do DF levou a melhor: 2 x 0 no Dito Souza, pela 4ª rodada, e 2 x 1 no Abadião, em Ceilândia, pela 11ª partida. O duelo não terá transmissão com imagens, podendo ser acompanhado pelas rádios locais.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação