A tarde desta quarta-feira dificilmente poderia ter sido melhor do que foi para o Manchester City. Isso porque, na terra do Rei, os comandados do técnico Pep Guardiola assumiram o topo da tabela da Premier League, o Campeonato Inglês. Com a vitória frente ao esquadrão londrino West Ham por 3 x 0, em partida atrasada da vigésima oitava rodada da competição, a equipe azul de Manchester agora mantém uma vantagem de um ponto em relação ao segundo colocado, o Arsenal.
Vale destacar que o City ainda tem um jogo a menos em relação aos "Reds" do leste de Londres, além de terem derrotado o rival na busca pelo título, no confronto direto disputado na semana anterior, em que venceu pelo placar de 4 x 1. O Arsenal, que liderava o campeonato até então, chegou a ostentar uma liderança no topo da tabela de 8 pontos, no começo do ano, quando o campeonato estava na metade. Na Inglaterra, é comum afirmar que o líder do campeonato ao fim do "Boxing Day", como é chamada a rodada especial de fim de ano, será o campeão. O caminho, no entanto, pelo menos até o momento, indica outra direção.
Com 33 jogos disputados, o Manchester City agora tentará fazer bonito para não desperdiçar mais pontos. Com grandes chances de levar o troféu para casa, o título seria o quinto dos últimos seis anos. O Arsenal, porém, ainda tem chances matemáticas de ser campeão. Além de não depender mais de si, o clube londrino está atrás na pontuação nos critérios de desempate e ainda possui um jogo a mais, ou seja, não pode mais desperdiçar pontos.
Com mais quatro jogos no campeonato, os vice-líderes têm compromissos marcados com Brighton e Wolverhampton, em casa, e Newcastle e Nottingham Forest, fora.
Com cinco partidas a serem disputadas, os novos líderes, por sua vez, receberão Leeds United e Chelsea, e visitarão o Everton, o Brighton e o Brentford. Os "Sky Blues" ainda terão pela frente os dois compromissos da semifinal contra o Real Madrid, e a final da Copa da Inglaterra contra o rival, Manchester United. Tríplice Coroa à vista?
Recorde do artilheiro
Além do panorama positivo da equipe, a noite ainda teve um tempero especial em sua receita. Autor de um dos gols da vitória por três a zero, Erling Haaland encobriu lindamente o goleiro Fabianski para marcar mais um de seus tantos tentos, e sacramentar de vez o seu nome na história da liga.
Em sua temporada de estréia, a joia norueguesa marcou nada mais, nada menos do que 35 gols em apenas 33 partidas disputadas no campeonato, número que o coloca na frente do número recorde de gols marcados no principal campeonato da Inglaterra, antes sustentado por Andy Cole (1993/1994) e Alan Shearer (1994/1995). Vale destacar, além disso, que o modelo de campeonato disputado pelo jogador do City conta apenas com 38 rodadas, e os disputados pelas lendas inglesas, contava com 42. Haaland precisou de nove jogos a menos para superar o feito.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.