A primeira semana do mês de maio chegou e, com ela, a terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Os sete times brasileiros que participam da competição deste ano se encontram em situações um tanto distintas. O Fluminense, com duas vitórias, é o único brasileiro que lidera o grupo de forma isolada, sendo, também, o único a ter alcançado duas vitórias nos primeiros dois jogos. O Atlético Mineiro se encontra no outro extremo: acumula duas derrotas nos dois primeiros compromissos e receber[a o Alianza Lima, em casa, na tentativa de respirar no Grupo G.
Os outros cinco times lutam por uma eventual conquista da liderança de seus grupos. Tanto Flamengo, Internacional, Palmeiras, Corinthians e Athletico Paranaense, se agraciados com uma combinação de resultados favorável, podem garantir a ponta das respectivas chaves. Saiba como chegam os brasileiros para a terceira rodada do campeonato continental.
Fluminense x River Plate
Embalado por conta do bom momento, o tricolor carioca receberá a equipe argentina em casa buscando se sacramentar como o líder do Grupo D. Após perder para o Fortaleza no fim de semana, com time misto, apostará na volta dos craques Paulo Henrique Ganso e Germán Cano para chegar a três vitórias em três jogos. Caso isso se concretize, se isolará na liderança, principalmente em caso de derrota do The Strongest, que visitará o Sporting Cristal, também nesta terça.
Local: Maracanã
Horário: 21h, Terça - feira
Transmissão: ESPN e Star +
Escalações prováveis
Fluminense
Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Alexsander e Ganso; Arias, Keno e Cano
Técnico: Fernando Diniz
River Plate
Armani; Herrera, González Pirez, Mammana e Casco; Aliendro, Pérez e De la Cruz; Nacho Fernández, Barco e Beltrán
Técnico: Martín Demichellis
Corinthians x Independiente del Valle
Agora com novo nome no comando, o Timão receberá o atual campeão da Recopa e da Sul-Americana em um momento de transição. A partida marcará a estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo, que buscará guiar os comandados em busca dos três pontos, para que não se compliquem na perseguição pela classificação. Com uma vitória e uma derrota, o Corinthians se encontra na segunda posição do Grupo E. Está à frente do adversário desta noite apenas pelo saldo de gols.
Local: Neo Química Arena
Horário: 21h, Terça - feira
Transmissão: Paramount +
Escalações prováveis
Corinthians
Cássio; Fagner, Gil, Murillo (Bruno Méndez) e Bidu (Fábio Santos); Roni, Fausto Vera e Giuliano (Maycon/Romero); Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Independiente del Valle
Ramírez; Schunke, Carabajal e Garcia; Cordero, Ortiz, Pellerano, Faravelli, Paéz e Sornoza; Díaz.
Técnico: Martín Anselmi
Internacional x Nacional - URU
Para o Colorado, o confronto da noite de quarta-feira será decisivo na luta pela classificação. Em casa, o Internacional assumirá a liderança do Grupo B em caso de vitória, pois está apenas dois pontos atrás do Nacional, do Uruguai, líder do grupo com 6 pontos. Até agora, a equipe gaúcha está invicta. Ganhou o primeiro e empatou o segundo jogo.
Local: Beira-Rio
Horário: 19h, Quarta-feira
Transmissão: Paramount +
Escalações prováveis
Internacional
Keiller; Igor Gomes, Vitão, Mercado e Renê; Gustavo Campanharo, Johnny e Alan Patrick; Pedro Henrique, Wanderson e Alemão.
Técnico: Mano Menezes
Nacional:
Rochet; Lozano, Noguera, Polenta e Cándido; Montiel, Rodriguez; Martinez, Fagundez e Zabala; Ramirez.
Técnico: Álvaro Gutiérrez
Barcelona x Palmeiras
Depois de vencer o primeiro dérbi do Brasileirão, os comandados do português Abel Ferreira viajam ao Equador em alta. O Porco, que não perde há sete jogos, tentará se recuperar dentro da realidade da tabela do grupo, que poderia ser melhor. Em último lugar no Grupo C por conta do saldo de gols, o Palmeiras está empatado em número de pontos com os concorrentes. Com três pontos, todos venceram uma e perderam a outra. Para assumir a liderança, a equipe paulista precisa vencer o Barcelona de Guayquil por, no mínimo, dois gols de diferença, e torcer para que Cerro Porteño e Bolívar, ao menos, empatem.
Local: Estádio Monumental
Horário: 21:30, Quarta-feira
Transmissão: Paramount +
Escalações prováveis
Barcelona SC
Burrai; Velasco, Rodríguez, Sosa, Pineida; Corozo, Gaibor, Leonai, Ortiz; Díaz, Fydriszewski.
Técnico: Fabián Bustos
Palmeiras:
Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Dudu e Rony.
Técnico: Abel Ferreira
Atlético- MG x Alianza Lima
Entre os representantes brasileiros, o Galo é o que se encontra em situação mais delicada na competição. Perdeu os dois jogos de abertura para o Libertad do Paraguai e o Athletico-PR, o time gaúcho chega ao confronto com o adversário peruano na última colocação, com saldo negativo de dois gols. Por estar três pontos atrás do terceiro colocado, uma derrota nesta quarta em seus domínios praticamente anularia as chances da equipe de Eduardo Coudet se classificar para a próxima fase. Para sonhar com a vaga, precisa, além da vitória, torcer para que o cenário ideal aconteça, que seria o empate entre Athletico Paranaense e Libertad ou, ao menos, que a equipe catarinense vença o jogo.
Local: Independência
Horário: 21:30, Quarta-feira
Transmissão: ESPN e Star +
Escalações prováveis
Atlético Mineiro
Everson; Edenilson, Bruno Fuchs, Jemerson e Rubens; Otávio, Zaracho, Igor Gomes e Hyoran; Pavón e Hulk.
Técnico: Eduardo Coudet
Alianza Lima
Angelo Campos; Gino Peruzzi, Carlos Zambrano, Ricardo Lagos e Pablo Míguez; Josepmir, Andrés Andrade e Bryan Reyna; Jesús Castillo, Aldair Rodríguez e Pablo Sabbag.
Técnico: Guillermo Salas
Racing x Flamengo
Com situação semelhante às de Corinthians e Palmeiras, o Rubro-Negro carioca chega para a terceira rodada com três pontos provenientes de uma vitória e uma derrota. Em busca de se livrar do momento negativo vivido no Brasileirão, no qual acumula duas derrotas em três jogos, o Flamengo volta as atenções na busca da liderança do Grupo A da Libertadores. O clube da Gávea assumirá a ponta em caso de vitória por, no mínimo, dois gols de diferença. Além do saldo de gols, precisará torcer para que o Aucas não derrote o Atletico Ñublense.
Local: Estádio Presidente Perón
Horário: 19h, Quinta-feira
Transmissão: ESPN e Star +
Escalações prováveis
Racing
Arias; Mura, Sigali, Piovi e Rojas; Nardoni, Tomás Agustín e Gómez; Hauche, Rojas e Romero.
Técnico: Fernando Gago.
Flamengo
Santos; Fabricio Bruno, David Luiz e Léo Pereira; França, Vidal, Pulgar e Ayrton Lucas; Gabriel e Everton Cebolinha; Pedro.
Técnico: Jorge Sampaoli
Libertad x Athletico Paranaense
O Furacão, ao contrário de seu companheiro brasiliero de grupo, segue sem ter sido derrotado na Libertadores da América deste ano. Com quatro pontos, o Athletico empatou o seu primeiro jogo, e venceu o segundo, o que o coloca na segunda colocação do grupo, perdendo apenas por critérios de desempate, por ter campanha quase idêntica ao do primeiro colocado, Alianza Lima. Caso garanta o triunfo na noite de quinta, e conte com a vitória do Atlético Mineiro contra os líderes do grupo, o time catarinense assumirá a ponta da tabela.
Local: Defensores del Chaco
Horário: 21h, Quinta-feira
Transmissão: ESPN e Star +
Escalações prováveis
Libertad:
Martín Silva; Piris, Vieira, Barboza e Espinoza; Villalba, Sanabria, Campuzano e Gomez; Oviedo e Melgarejo
Técnico: Daniel Garnero
Athletico Paranaense
Bento; Khellven, Ivaldo, Heleno e Pedrinho; Érick, Terans, Moura, Santana e Vitor Bueno; Vitor Roque
Técnico: Paulo Turra
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.