O campeão do Nordestão em 2023 será conhecido nesta quarta-feira (3/5), com o jogo de volta da final da Copa do Nordeste. O torneio regional mais importante do país tem o desfecho de mais uma edição na Ilha do Retiro, para o duelo entre Sport Recife e Ceará, com início às 21h.
Após a queda na capital cearense por 2 x 1, no jogo de ida, o Leão quer contar com a força da torcida e do estádio para chegar ao tetracampeonato e igualar os máximos campeões, Bahia e Vitória. O time pernambucano quase teve a oportunidade de alcançar o feito em 2022, mas parou no Fortaleza, na decisão.
O rubro-negro, porém, vem embalado na atual temporada: apesar de ter apenas empatado na estreia da Série B, no último domingo (30/4), contra o Novorizontino, sem gols, os torcedores recifenses têm motivos para celebrar. Mesmo com um apertado calendário, a equipe trocou duas datas pelo Campeonato Brasileiro para se sagrar campeão estadual, em decisão contra o Retrô. Esse ritmo é um dos motivos que levou o treinador Enderson Moreira a poupar titulares no compromisso no interior de São Paulo.
Com sorte distinta, o Vozão caiu em seu estado em um Clássico-Rei na final. A derrota foi uma resposta dos arquirrivais tricolores para a eliminação nas semifinais da chamada Lampions League, garantindo o time cearense nesta última partida. Com três jogos disputados pelo Brasileirão, a equipe venceu pela primeira vez no domingo (30/4): 2 x 1 contra o ABC, em Natal. Na partida em questão, o técnico Eduardo Barroca usou majoritariamente os titulares, em seu início de trabalho. O comandante substituiu o demitido Gustavo Morínigo, ainda vigente no cargo no confronto de ida, no Castelão.
Os campeões de 2020 querem voltar a fazer história e levar de volta ao Ceará o troféu regional pela terceira vez, para, assim, empatar no histórico com os concorrentes diretos desta edição. Por outro lado, o Sport leva nove anos sem ser o dono da região: neste meio tempo, viu o arquirrival Santa Cruz levantar sua taça inédita, em 2016, bem como o Maranhão, em 2018, com o Sampaio Corrêa.
A batalha de logo mais, entre os times de melhor campanha na competição, também reflete um duelo entre as representações estaduais. O campeão brindará a própria entidade da federação com a escrita de segunda mais vencedora do campeonato, atrás apenas da Bahia. Enquanto o futebol pernambucano ostenta tal título desde 1999, observa uma crescente cearense, com presenças nas últimas quatro finais.
Ficha técnica:
COPA DO NORDESTE
Final - Jogo de volta
Sport Recife x Ceará
Estádio: Ilha do Retiro, Recife
Horário: 21h
Transmissão: ESPN e Star+
Arbitragem: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (Alagoas)
Sport Recife
Renan; Ewerton, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo Henrique, Matheus Vargas e Pedro Martins; Labandeira, Luciano Juba e Vagner Love
Técnico: Enderson Moreira
Ceará
Richard; Danilo Barcelos, Gabriel Lacerda, Luiz Otávio e William Formiga; Richardson, Arthur Rezende e Guilherme Castilho; Erick, Vitor Gabriel e Janderson
Técnico: Eduardo Barroca
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.