Mais uma vez, o Santos está confirmada nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (26/4), o alvinegro praiano recebeu o Botafogo-SP, na Vila Belmiro, e não precisou nem mesmo da vantagem construída na partida de ida para garantir a classificação. Com gol do zagueiro Messias, o Peixe bateu o Pantera, por 1 x 0. A importante vitória da equipe do técnico Odair Hellmann foi acompanhada por um público especial. Somente mulheres e crianças tiveram acesso às arquibancadas do estádio da Baixada Santista.
Apesar da torcida nobre, a motivação é um pouco mais complexa. O Santos foi punido, em agosto de 2022, com dois jogos de portões fechados na Vila Belmiro em razão da confusão promovida pela torcida alvinegra na eliminação diante do Corinthians naquela edição da Copa do Brasil. Na ocasião, o goleiro Cássio foi agredido por um torcedor. Em 15 de abril, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) autorizou o Peixe a vender ingressos apenas para a torcida feminina não filiadas às torcidas organizadas, crianças até 12 anos e pessoas com deficiência.
Ao todo, 1.788 pessoas pagaram ingresso para acompanhar a partida diante do Botafogo-SP. O Santos entrou em campo bastante confortável pela vantagem construída no jogo de ida, quando venceu o adversário regional, por 2 x 0. Com isso, até mesmo uma derrota por um gol serviria ao Peixe em busca da classificação. O alvinegro praiano, porém, optou por não dar margem ao azar e conquistou um novo triunfo para concretizar, de vez, a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. O adversário será definido em sorteio pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Nos primeiros 45 minutos, porém, o Botafogo-SP foi quem teve as melhores chances. Mesmo escalado pelo técnico Adilson Batista com um time misto, a Pantera assustou com Gustavo Xuxa, de fora da área, e com Tomás Andrade, em lance individual. Ao todo, o time visitante finalizou 11 vezes na direção do gol de João Paulo. Em contrapartida, o Santos conseguiu ter apenas três chances de gol. Na parte inicial da etapa, o alvinegro praiano até esboçou um futebol baseado em velocidade. Porém, gradualmente, baixou o ritmo para jogar com a vantagem da partida de ida.
No segundo tempo, os dois gols de frente no placar agregado se transformaram em três. Com apenas cinco minutos de bola rolando, Lucas Lima cobrou escanteio e o zagueiro Messias apareceu livre para empurrar para o gol: 1 x 0. O lance esfriou o jogo. Com o destino praticamente sacramentado, o Botafogo-SP assustou apenas com Edson Carioca. O atacante exigiu boa defesa de João Paulo. Com os técnicos rodando os times, Odair ainda protagonizou o retorno do volante Alison, de volta após um ano parado por lesão. No placar e na classificação, porém, nada se alterou. Deu Santos.
Ficha técnica
Copa do Brasil - Terceira fase
Santos 1 x 0 Botafogo-SP
Estádio Vila Belmiro, Santos (SP)
SANTOS
João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Lucas Pires (Gabriel Inocêncio); Rodrigo Fernández (Alison), Dodi (Camacho) e Lucas Lima (Daniel Ruiz); Mendoza (Ângelo), Marcos Leonardo e Soteldo. Técnico: Odair Hellmann
Gol: Messias
Cartões amarelos: Messias, Lucas Pires e Mendoza
BOTAFOGO-SP
Matheus Albino; Thássio, Carlinho, Marcio Silva e Patrick Brey; Tárik, Gustavo Xuxa (Pedro Rodrigues), Tomás Andrade (Robinho), Carlos Manuel (Lucas Oliveira) e Luiz Henrique (Mantuan); Salatiel (Edson Carioca). Técnico: Adilson Batista
Cartões amarelos: Carlinhos, Tárik e Carlos Manuel
Público: 1.788 pagantes
Renda: R$ 38.740,00