Maior exportador de talentos do planeta bola, o Brasil vive um drama diante da possibilidade de não levar o que tem de melhor ao Mundial sub-20 na Argentina, de 20 de maio a 11 de junho. Isso porque o treinador Ramon Menezes está ciente de que não terá à disposição o atacante Vitor Roque, destaque do Athletico-PR e campeão do Sul-Americano pela equipe canarinho em fevereiro. O brasiliense Endrick, sensação do Palmeiras, o companheiro dele no Alviverde, Luis Guilherme, além do vascaíno Andrey Santos e Alexsander, do Flu, perigam ficar de fora do principal torneio da categoria.
Quinta maior promessa do futebol mundial, segundo o estudo do observatório internacional de futebol CIES, Vitor Roque está vetado de participar do Mundial na Argentina. O Athletico-PR havia comunicado o jogador que o liberaria para jogar o torneio. Porém, o clube voltou atrás quatro dias antes da convocação final do técnico Ramon Menezes e comunicou à CBF, aos jovem e aos empresários dele sobre o desfalque no elenco de juniores da Seleção.
A justificativa do clube é que Vitor Roque é uma das principais peças do elenco comandado por Paulo Turra. O rubro-negro paranaense está envolvido em três competições simultâneas: o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores, principal objetivo da diretoria. A diretoria entende que os 34 dias de preparação e competição seriam prejudiciais para o desenrolar da temporada.
Vitor Roque está em alta no mercado. Em fevereiro, ele foi o protagonista da campanha no Sul-Americano, com seis gols e a artilharia do torneio ao lado do volante Andrey Santos. A excelente atuação na Seleção de base e as exibições convincentes no Athletico-PR lhe renderam uma convocação à equipe principal, em março. No amistoso contra Marrocos, o primeiro pós-Copa do Mundo, ele entrou aos 25 minutos do segundo tempo e se tornou, aos 18 anos e 25 dias, o mais jovem a atuar pelo escrete canarinho desde Ronaldo Fenômeno, que tinha 17 na estreia em 1994.
Outro nome que desperta a atenção nos gramados e pode ficar de fora do Mundial sub-20 na Argentina é o brasiliense Endrick. A situação dele é a mesma de Vítor Roque. Ele defende o Palmeiras, que também luta em três frentes, com Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Assim como o colega do Athletico-PR, o camisa 9 alviverde acumula “nãos” do Palestra quando se trata de liberação à Seleção de base.
Em 27 de dezembro de 2022, o Palmeiras notificou a CBF sobre a intenção de não liberar Endrick para a disputa do Sul-Americano sub-20, na Colômbia. E assim foi. O brasiliense foi baixa no time de Ramon Menezes e não levantou o troféu. Embora o Mundial tenha um peso maior, o clube paulista não está certo se liberará a principal joia. Em 31 de março, vetou a ida do camisa 9 e do meia Luis Guilherme para os amistosos contra República Dominicana, Uzbequistão e Iraque.
Portanto, fica difícil imaginar um cenário no qual Endrick e Luis Guilherme possam estar liberados para servir ao Brasil na Argentina. Há, ainda, outras possibilidades de baixa para Ramon Menezes e comissão. Titulares absolutos no Santos, a dupla Ângelo Gabriel e Marcos Leonardo não está garantida. Para aproveitar ao máximo o empréstimo de Andrey Santos, o Vasco pode não liberar o jovem. O meia Alexsander, do Flu, é uma alternativa para Fernando Diniz e pode acompanhar o torneio pela TV.
Amistosos e convocação
O Brasil faz os últimos ajustes para o iniciar a missão rumo ao hexacampeonato do Mundial sub-20. Amargando desde 2011 o jejum de títulos no torneio desde, a CBF está empenhada em faturar o caneco na casa dos hermanos, maiores campeões do torneio (6). Nesta quarta-feira (26/4), o país encerrou a bateria de amistosos. Empatou com o Iraque por 1 x 1. Antes, superou a República Dominicana por 1 x 0 e goleou o Uzbequistão por 4 x 1.
A Seleção Brasileira está alocada no Grupo D do Mundial sub-20. Brigará pela classificação contra a Nigéria, a República Dominicana e a Itália, quarta colocada na última edição do torneio, em 2019. Para muitos, o escrete canarinho terá a chave mais complicada da fase classificatória em busca da vaga às oitavas de final.
Portanto, a trupe comandada por Ramon Menezes deixa Jerez de la Frontera, na Espanha, com saldo positivo. O próximo passo da CBF é a anunciar a lista dos 23 convocados na sexta-feira (28/4). A última etapa da preparação canarinho será feita na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), entre 8 e 17 de maio.