As eternas homenagens ao rei do futebol não cessam. O tamanho de Pelé chegou ao dicionário, tornando-se a mais nova palavra da língua portuguesa, nesta semana, após a introdução do nome do astro, falecido em dezembro de 2022, no dicionário Michaelis, após uma campanha movida pela fundação do próprio ex-jogador e do canal SporTV, parando, inclusive, na camisa santista no empate sem gols contra o Atlético-MG, no último domingo (23/4).
Outros tributos visuais já tinham sido oferecidos em honra ao legado do rei do futebol neste ano. A taça do Campeonato Paulista e o Santos, por exemplo, agregaram versões com coroas em referência ao nome do maior jogador da história. Além disso, todas as partidas do campeonato estadual, bem como das copas Libertadores e da Sul-Americana, contam com um minuto de silêncio em memória da lenda brasileira.
Agora, o verbete com o próprio nome artístico dá outro toque de eternidade a Pelé. Gramaticalmente, se trata de um adjetivo que pode ser utilizado no masculino e no feminino, determinando nível de excelência e capacidade dignas do eterno atacante. Confira como o próprio dicionário define a palavra:
"pe.lé (adj m+f sm+f): Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único. Exemplos: Ele é o Pelé do basquete, ela é a Pelé do tênis, ela é a Pelé da dramaturgia brasileira, ele é o Pelé da medicina".
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima