Jornal Correio Braziliense

Futebol europeu

Manchester City e Arsenal têm duelo digno de final pela Premier League

Confronto direto pode decidir o campeão inglês da temporada 2022/2023, na altura da 33ª rodada: confira prováveis escalações, transmissão e tudo sobre o jogaço em Manchester

Apesar dos cinco pontos de diferença, Manchester City e Arsenal protagonizam uma verdadeira final antecipada nesta quarta-feira (26/4), pela 33ª rodada do Campeonato Inglês, a Premier League. No Etihad Stadium, os Citizens têm a pressão a favor para tentar encurtar a diferença para os Gunners, pelo título nacional.

A distância na classificação se dá por um detalhe enorme para a circunstância: o vice-líder tem um jogo atrasado a cumprir, que será em 3 de maio, contra o West Ham, também em casa. Com isso, a partida pode ser o divisor de águas a favor do virtual heptacampeonato do time azul, consolidando uma hegemonia histórica, com cinco títulos em seis edições. Além do mais, manteria a tradição de tricampeonatos das equipes da cidade, copiando os feitos do arquirrival, Manchester United, de 1998/1999 a 2000/2001, e de 2006/2007 a 2008/2009.

Do lado londrino, joga a sede de ser campeão inglês após 19 anos. Para quem viu o lendário time que foi campeão invicto na temporada 2003/2004, não imagina que aquele seria o último dos títulos alvirrubros. Neste meio tempo, o time do Distrito de Islington amargou dois vice-campeonatos, nas temporadas 2004/2005 e 2015/2016, nos inéditos títulos de Chelsea e Leicester, respectivamente.

Desde então, no formato atual da Premier League, o clube da capital viu a equipe do norte levantar todas as taças, desde a edição 2011/2012, decidida com o sofrido gol de Sergio Aguero contra o Queens Park Rangers.

Esporte bretão, ideias ibéricas

Vários dos holofotes da partida estarão direcionados ao banco de reservas. Não para menos, a amizade entre Pep Guardiola e Mikel Arteta viverá 90 minutos de cessão pela batalha do título inglês. Os espanhóis, cotados entre alguns dos melhores treinadores do mundo, deixam a história recente em um encontro para lá de especial.

O comandante dos Gunners foi formado como assistente do próprio companheiro de profissão. Após deixar o mesmo banco de Pep, Mikel passou a comandar e reformular o time onde foi ídolo no meio-campo, quando jogador, em uma posição semelhante à do tutor como técnico. Hoje, com um Arsenal forte, a verdadeira prova de fogo será na defesa da liderança contra o mestre dos Citizens.

Serviço:
Manchester City x Arsenal
Premier League — 33ª rodada
Local: Etihad Stadium, Manchester, Inglaterra
Horário: 16h
Transmissão: ESPN e Star+

Prováveis escalações:

Manchester City

Ederson; Akanji, Rúben Dias e Laporte; Stones, Rodri, Mahrez, Gundogan, De Bruyne e Grealish; Haaland; Técnico: Pep Guardiola

Arsenal

Ramsdale; White, Holding, Gabriel Magalhães e Zinchenko; Xhaka, Thomas Partey, Saka, Odegaard e Gabriel Martinelli; Gabriel Jesus; Técnico: Mikel Arteta

Arbitragem: Michael Oliver

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima