Jornal Correio Braziliense

FUTEBOL NACIONAL

Corinthians vai ao mercado e fecha com Cuca para o comando da equipe

Diante da desconfiança da torcida e a situação financeira, o plano "A" do presidente Duílio Monteiro Alves e Alessandro Nunes era um treinador brasileiro, com bagagem para suportar pressões

Quase uma hora após a queda de Fernando Lázaro no comando da equipe – devolvido à função de auxiliar permanente –, nesta quinta-feira (20/4), o Corinthians concluiu a negociação com Cuca. O veterano de 59 anos desembarcará no CT Joaquim Grava com a missão de reorganizar o time e resgatar o prestígio do clube com a torcida.

O nome do Cuca foi ventilado nos bastidores do Corinthians recentemente. Antes mesmo da chegada de Vítor Pereira, o paranaense de Curitiba esteve na pauta. Em 2023, o caminho ficou livre novamente. A experiência em grandes clubes do país e as recentes conquistas, como a do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil pelo Atlético-MG, em 2021, pesaram na tomada de decisão da cúpula corintiana.

Apesar dos canecos erguidos há duas temporadas, Cuca estava desempregado desde novembro de 2022. O retorno abaixo das expectativas no Atlético-MG, com apenas sete vitórias em 21 partidas e apenas a sétima colocação na edição anterior do Brasileirão levaram ao rompimento com o Galo.

Cuca chega em um Corinthians com agenda cheia. O novo treinador comanda a equipe no domingo, às 19h, contra o Goiás, em Goiânia. Depois, terá mais três dias de trabalho até o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Remo, na quarta-feira (26/4), às 21h30, na Neo Química Arena. Os paulistas precisam reverter o prejuízo do 2 x 0 da ida. 

Diante da desconfiança da torcida e a situação financeira, o plano “A” do presidente Duílio Monteiro Alves e Alessandro Nunes era um treinador brasileiro, com bagagem para suportar pressões. Livre no mercado até a manhã desta quinta-feira, Dorival Júnior seria opção. Porém, o ex-dono da prancheta do Flamengo acertou o retorno ao São Paulo após a saída de Rogério Ceni.

Mentor de duas conquistas do Campeonato Brasileiro (2011 e 2015), uma Libertadores (2012) e um Mundial de Clubes da Fifa (2012), Tite é um sonho de ampla maioria dos dirigentes corintianos. O treinador, porém, garantiu que não trabalharia no futebol brasileiro por enquanto. Essa, inclusive, foi uma promessa feita à esposa dele, Rosmari Bachi.

Cuca agora faz parte de uma lista seleta de treinadores que comandaram os quatro grandes clubes de São Paulo – Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Ele se junta a personagens como Emerson Leão, Nelsinho Baptista, Osvaldo Brandão, Oswaldo de Oliveira e outros.