Em campo, o Campeonato Candango de 2023 acabou no último sábado (15/4), com o título inédito do Real Brasília sobre o Brasiliense na grande decisão. Nesta segunda-feira (17/4), porém, o encerramento foi com uma noite de gala. Realizado pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD) em um restaurante do Lago Sul, o evento Melhores do Candangão premiou os melhores jogadores da competição local.
A seleção foi composta majoritariamente por jogadores do Real Brasília, mas contou com integrantes de todos os semifinalistas da edição (Brasiliense, Capital e Paranoá). Entre eles, se fez presente o atacante Yuri Mamute, do Jacaré, artilheiro da competição, com oito gols.
"Foi gratificante, porque eu vi a oportunidade de vir ao Brasiliense e chegar como eu cheguei onde muitos não acreditavam que eu pudesse dar após uma cirurgia no tendão. Era um momento difícil e estar entre os 11 melhores é muito bom", afirmou.
O técnico campeão, Gerson Ramos, descreveu a sensação do título. "Um sentimento de gratidão. O clube nos deu um norte na formação da equipe: no início, tínhamos algumas interrogações, mas eu tinha quatro anos no sub-20 e deu tudo certo. Encaramos todos os jogos como decisão e isso fez toda a diferença", declarou.
No mata-mata, a presença do chamado VAR light teve sucesso, conforme o árbitro Rodrigo Raposo. "Vale a pena, mas precisa de melhorias. A filosofia é de mínima interferência e máximo benefício. É melhor ter um VAR light para pegar lances cruciais do que não ter. Tivemos essa prova nas semifinais e tivemos o VAR normal nas finais, com a justiça esportiva aplicada devidamente", relatou.
Confira a seleção do Candangão 2023:
Goleiro: Luan (Capital)
Lateral-direito: Douglas Rato (Paranoá)
Zagueiro direito: Josué (Real Brasília)
Zagueiro esquerdo: Hyago (Real Brasília)
Lateral-esquerdo: Gabriel Lima (Real Brasília)
Primeiro volante: Aldo (Brasiliense)
Segundo volante: Tarta (Brasiliense)
Meio-campista: Uederson (Real Brasília)
Meio-campista: William Junior (Paranoá)
Atacante: Tobinha (Brasiliense)
Atacante: Yuri Mamute (Brasiliense)
Técnico: Gerson Ramos (Real Brasília)
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima