Jornal Correio Braziliense

Futebol candango

FFDF define fórmula de disputa e calendário inicial do Candanguinho

Edição 2023 do principal campeonato de base do Distrito Federal tem ausência do atual campeão, estreia e volta de grande clube da cidade após 13 anos

A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) realizou, na tarde desta quinta-feira (13/4), o Conselho Arbitral do Campeonato Candango Sub-20. A edição de 2023 terá 18 clubes e está prevista para começar em 13 de maio. As formações foram divididas em dois grupos de nove equipes, com quatro classificados em cada partição e o mata-mata contando com jogos de ida e volta em todas as fases.

As fases eliminatórias não contam com vantagem de acordo com a classificação da primeira fase, ou seja, em caso de empate na soma dos placares, a vaga para a etapa seguinte será definida nos pênaltis. Os melhores mandantes de cada grupo serão encarregados apenas de ter o mando de campo na partida de volta.

Em relação aos participantes, as novidades se encontram no Grupo A. O Brasiliense volta a disputar a competição após 13 anos, com o restabelecimento do departamento de categorias de base, compartilhando o grupo com o Canaã, novo filiado da FFDF, e estreantes nas competições da capital federal após a vinda do clube original do futebol baiano. O Grupo A também tem Botafogo-DF, Aruc, Brasília, Ceilandense, Samambaia, Luziânia e Greval.

No Grupo B, está a representação de melhor campanha em 2022, considerando os participantes deste ano. O atual campeão Ceilândia não participa da edição 2023, apesar de ter sido o time do DF com melhor campanha na última Copinha. Além do atual vice-campeão Gama, a segunda chave conta com Santa Maria, Paranoá, Capital, Brazlândia, Sesp/Samambaense, Legião, Real Brasília e Planaltina.

Os finalistas do campeonato têm o direito de representar a cidade na próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2024. Confira, agora, os jogos programados para a primeira rodada e as equipes de folga pela quantia de participantes da competição:

Grupo A

Greval x Ceilandense
Luziânia x Samambaia
Canaã x ARUC
Brasília x Brasiliense
Folga: Botafogo-DF

Grupo B

Legião x Santa Maria
Real Brasília x Capital
Sesp/Samambaense x Paranoá
Planaltina x Gama
Folga: Brazlândia

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima