Jornal Correio Braziliense

Liga dos Campeões

Champions: com assistências de Vini Jr, Real vence Chelsea pela Champions

Em um confronto de detalhes nos mais diversos momentos do jogo, os merengues fizeram uso do fator casa para levar vantagem e se aproximar de mais uma semifinal na competição

Conhecer a Liga dos Campeões é algo que o Real Madrid sabe bem. Nos detalhes de um perigoso Chelsea, os madridistas venceram no Santiago Bernabéu por 2 x 0 e têm a vantagem para a partida de volta, na próxima semana, no Estádio Stamford Bridge, em Londres.

Tendo Vinicius Junior como figura fundamental, com nada menos que duas assistências, e Rodrygo como peça importante para a diferença numérica em meio a um jogo detalhista. Cientes da dificuldade de visitar os merengues, os ingleses tiveram bons momentos mas contaram com desatenções pontuais para sair com a derrota.

O jogo

Ainda que a ideia fosse propor o jogo, os ingleses assustaram com os contra-ataques, deixando clara a intenção para o jogo. O primeiro susto foi dos Blues, com João Felix finalizando contra Thibaut Courtois no segundo minuto de jogo. Cortar a velocidade do oponente era uma ordem proposta, que levou aos precoces cartões amarelos de Wesley Fofana e Eduardo Camavinga, antes dos dez minutos.

O Real chegou perigosamente pela primeira vez aos 11, em finalização de Karim Benzema, defendida sem tanta dificuldade por Kepa Arrizabalaga, em finalização fraca seguida de boa troca de passes. No segundo instante, os Merengues subiram as linhas no ataque e na defesa, aproximando-se do gol.

Este efeito foi significativo para tirar os britânicos do campo de ataque. Aos 21, Vinicius Junior foi lançado pelo alto, tentou finalizar, mas parou em Kepa, que espalmou: o rebote ficou para Benzema conferir e abrir o marcador. No minuto seguinte, em saída rápida, o Chelsea quase logrou o empate, mas Reece James parou em Courtois, finalizando na pequena área.

A saída dos visitantes ao ataque abria todo um espaço para Vinicius Jr, que, aos 25, disparou contra a defesa e tocou por cima de Kepa, mas parou em Thiago Silva, cortando sobre a linha de meta. O gol abriu o campo e os corredores para uma maior rotatividade da bola, levando, em seguida, a uma gradativa volta ao panorama inicial, com erros de passes dos madrilenhos.

Uma nova oportunidade surgiu aos 33, quando Vinicius Jr tabelou com Benzema e, sem tanto ângulo, testou contra Kepa, que defendeu. A resposta inglesa se deu três minutos depois, em tentativa de James, paralisada em Courtois. Em campo aberto, a chance de gol, de ambos os lados, era claríssima.

Entretanto, sem maiores correrias e em uma cadência rumo ao intervalo, o primeiro tempo terminou com um único gol. No segundo tempo, o Madrid seguiu com a posse ofensiva e quase voltou a marcar no quinto minuto, em chute colocado e perigoso de Luka Modric, por cima da meta. Tentando responder, os Blues serviram campo aos espanhóis e pagou caro pela atitude: aos 14, Rodrygo foi lançado e sairia cara a cara com Kepa, não fosse a falta sem contato com a bola de Ben Chilwell, expulso pelo francês François Letexier.

Vinicius Junior seguiu a fazer estragos na defesa rival aos 19, entrando na área, driblando dois marcadores e servindo passe para a finalização errada de Camavinga. Apesar das rodadas de substituições, o panorama do jogo não mudou e o Real chegou ao segundo tento, com mais um passe de Vinicius, desta vez para Marco Asensio, recém ingressado ao jogo, anotando aos 28.

Entre mais alterações e tensões envolvendo a arbitragem no restante da partida, poucas ocasiões movimentaram o placar, tanto na tentativa do Real de golear quanto na dos londrinos em reduzir os prejuízos. Como saldo, resta a partida de volta na capital inglesa para buscar a virada contra o time a ser batido no Velho Continente.

Ficha técnica:

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA
Quartas de final - Jogo de ida
Real Madrid 2 x 0 Chelsea
Estádio Santiago Bernabéu, Madri, Espanha


Real Madrid

Courtois; Carvajal, Militão e Alaba; Camavinga (Rudiger), Kroos (Tchouameni), Modric (Ceballos) e Valverde; Vinicius Junior, Rodrygo (Asensio) e Benzema

Técnico: Carlo Ancelotti


Chelsea

Kepa; Fofana, Thiago Silva (Mount), Koulibaly (Cucurella) e James; Kante (Gallagher), Enzo Fernández e Kovacic; Chilwell, Sterling (Havertz) e João Felix (Chalobah)

Técnico: Graham Potter

Gols: Benzema, aos 21 minutos do 1º tempo (Real Madrid)

Cartões amarelos: Fofana e Kovacic (Chelsea); Camavinga, Militão e Carvajal (Real Madrid)

Cartão vermelho: Chilwell (Chelsea)

Arbitragem: François Letexier (França)

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima