Foram anunciadas, nesta quarta-feira (5/4), algumas mudanças de arbitragem que já vão entrar em vigor no Campeonato Brasileiro de 2023, que começa dia 15 de abril. Entre as novidades estão uma melhor comunicação entre a cabine do VAR e o árbitro de campo, uma maior transparência das decisões tomadas e mudanças na determinação do tempo de acréscimos.
"Estamos preparando os árbitros de elite para não cometerem nenhum equívoco também na hora de se expressar", disse Wilson Seneme, presidente da comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), durante pré-temporada de arbitragem no Rio de Janeiro, de acordo com o ge.
- Entenda a demora da CBF em nomear sucessor de Tite na Seleção
- Técnico que CBF sondou para seleção viaja a Londres para fechar com Chelsea
- Ednaldo Rodrigues confirma que Ancelotti é o preferido da CBF para comandar o Brasil
Principais mudanças
A grande mudança nas regras é a maior transparência no VAR. A partir de agora a arbitragem comentará em breves palavras a decisão técnica ou disciplinar — cartões ou penalidades — ou se irá manter a decisão. Todo esse processo será transmitido no telão, tanto para as pessoas nos estádios quanto para as pessoas que estão acompanhando em casa.
Outra mudança que envolve o VAR são os impedimentos marcados. Na nova regra, quando as linhas do atacante estiverem sobrepostas à linha do zagueiro, o lance deve ser validado.
Na visualização dos torcedores, quando estiverem lado a lado, mesmo que se encostem, vale a cor, ou seja, lance em que há impedimento. Mas, quando o lance seguir essa nova regra, uma nova cor aparecerá na tela e assim beneficiará o time que está atacando.
Uma das regras apresentadas é disciplinar para jogadores que pressionarem o juiz no momento em que ele for fazer a revisão do VAR sob punição de um cartão amarelo.
O Campeonato Brasileiro também se aproximará de algumas regras já utilizadas na Copa do Mundo em relação aos acréscimos. A partir de agora os árbitros devem considerar o tempo gasto em comemorações de gol e marcação de pênalti, por exemplo, ao definir o valor de acréscimo que será dado.
Por fim, também foi definida uma regra para dentro do campo durante os jogos. Somente seis jogadores estão autorizados a ficar próximo ao campo e o preparador físico de cada equipe definirá como o rodízio entre os jogadores será feito. O objetivo desta medida é tentar diminuir possíveis reclamações mantendo boa parte dos jogadores no banco.