A Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira (25/4) um novo modelo para os finais de semana com a corrida sprint. A novidade no modelo torna mais justo os meios da definição do grid de largada nas corridas principais de domingo, começando pela terceira etapa do atual calendário, na pista de rua de Baku, capital do Azerbaijão, a partir desta sexta-feira (27/4).
O modelo tem duplo efeito na eficácia dos resultados dos carros, uma vez que os grandes prêmios com corrida sprint contam com uma única sessão de treinos livres, sendo esta seguida pela classificação definitiva para a corrida principal. Com isso, as equipes têm menos tempo para o acerto dos compostos em diferentes condições de pista e em várias configurações.
Com isso, os sábados serão exclusivos para o evento sprint. Os treinos do primeiro horário serão substituídos por classificações diretas de 30 minutos, que definem a ordem de largada para a corrida curta de 100 km, mantida nas mesmas configurações desde sua introdução na categoria.
Após a primeira experiência no traçado do Cáucaso, outras cinco etapas recebem este tipo de grande prêmio: na sequência, Áustria (Spielberg), Bélgica (Spa-Francorchamps), Catar (Lusail) e Estados Unidos (Austin). A última destas provas será em solo brasileiro, com o Grande Prêmio de São Paulo, marcado para os dias 3, 4 e 5 de novembro, durante o feriado prolongado do Dia de Finados.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.