O Time Brasil garantiu, com importante performance no atletismo no último domingo, mais um atleta nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Trata-se de Caio Bonfim. O brasiliense é o 22º atleta assegurado no evento.
Caio conquistou a medalha de ouro na marcha atlética na etapa de Varsóvia do Circuito Mundial de marcha atlética. Na prova de 20km, ele superou o índice mínimo (1h20m10s) ao completar o percurso em 1h19m23s. O atleta de Sobradinho disputará a Olimpíada pela quarta vez na carreira. Na França, ele tentará superar o melhor desempenho pessoal: o quarto lugar no Rio-2016.
Mãe e treinadora do atleta, Gianetti Sena Bonfim comemora a performance de Caio. "Mesmo que ainda seja jovem para a marcha atlética, ele vai estar em sua quarta Olimpíada. É um resultado para se comemorar marchar abaixo de 1h20 com vento, calor, circuito novo", constatou. Na avaliação dela, o resultado é excelente para início de temporada.
Na próxima semana, Caio competirá 10km em Madri e marchará em Rio Maior, Portugal, e La Coruña, na Espanha, como preparação para o Mundial de Budapeste, em agosto.
Com o êxito de Caio Bonfim, o Brasil tem 22 atletas com passaportes carimbados para desembarcar na França. São 19 mulheres e três homens dispostos em diferentes modalidades.
Além de Caio Bonfim, outro atleta garantido no atletismo é Daniel Nascimento, o Danielzinho. Ao concluir a Maratona de Hamburgo na quarta colocação, ele confirmou presença na terceira olimpíada da carreira ao superar o índice olímpico da prova com mais de um minuto a menos.
No futebol, outras 18 atletas estarão em Paris. A Seleção Brasileira conquistou a Copa América Feminina em 2022 e foi a primeira equipe a se garantir em Paris-2024.
O surfe e o tiro Esportivo têm um atleta classificado cada. Tatiana Weston-Webb é a primeira representante na prancha na segunda aparição do esporte na Olímpiada. Ela confirmou presença por meio da posição ocupada por ela no ranking mundial.
Philipe Chateaubriand, campeão da pistola de ar 10m no Campeonato das Américas de Tiro Esportivo, também irá aos Jogos de 2024. A vaga, no entanto, pertence ao país e não necessariamente ao atleta.A expectativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) é de de levar a Paris-2024 uma delegação com número de atletas semelhantes ao de Tóquio-2020, disputado em 2021 devido à pandemia. Naquela oportunidade, 302 atletas representaram o Brasil. A próxima edição dos Jogos começará em 26 de julho de 2024.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br