FUTEBOL

Adeus, selo azul: clubes do Brasileirão são afetados com mudança no Twitter

Mudança no Twitter tira autenticidade de metade dos clubes das Séries A e B e deixa vulnerabilidade a contas falsas. Especialistas explicam os impactos nos times e na plataforma

Danilo Queiroz
postado em 21/04/2023 00:01 / atualizado em 21/04/2023 16:09
 (crédito: Caio Gomez)
(crédito: Caio Gomez)

A quinta-feira (20/4) protagonizou o início de uma nova era no Twitter, rede social entre as mais utilizadas do mundo digital, com várias contas notáveis se despedindo do selo azul de verificação. Por determinação de Elon Musk, empresário americano dono e CEO da empresa do passarinho desde outubro de 2022, perfis não assinantes do Twitter Blue — serviço pago com alguns benefícios ofertados pela plataforma — perderam o tradicional ícone de autenticidade. E não foram apenas pessoas físicas. Vários clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro foram atingidos pela medida.

Na elite, três agremiações não contam mais com a autenticação nas contas. América-MG, Cuiabá e Goiás não tinham nenhuma confirmação de originalidade na rede social. Agora, todas contam apenas com uma descrição, inserida manualmente, de "perfil oficial". O Coelho tem 184,1 mil seguidores, enquanto o Dourado soma 67,1 mil e o Esmeraldino, o mais bem-sucedido no quesito popularidade, possuí 665,8 mil. No caso dos clubes de menor alcance, o problema ganha complexidade.

Atualmente, as contas nas redes sociais são parte importante da estratégia adotadas pelos clubes na busca por engajamento com os torcedores. Ter um perfil verificado, por exemplo, evita até mesmo uma confusão no momento de acompanhar os informes do time de coração, ainda mais por não ser incomum surgirem contas fakes. Agora, alguns times ficaram vulneráveis. O Sergipe, por exemplo, enfrentou o problema quando jogou contra o Botafogo, na Copa do Brasil. "De má-fé, esse perfil incansavelmente continua se passando pelo clube. O mesmo se aproveitou e se passou pelo Trem-AP, quando enfrentou o Vasco", reclamou.

O cenário, inclusive, é advertido por Matheus Takenaka, especialista em marketing digital. "O selo é extremamente importante e relevante. Mostra para o consumidor final que a empresa foi validade e, de fato, é proprietária daquela organização. Quando se perde, automaticamente dá espaço para as pessoas fazerem fakes dos times do Campeonato Brasileiro, tornando simples disseminar mensagens falsas. Isso prejudica demais. Quando o Twitter fez essa retirada, tanto a autoridade, quanto a autenticidade, foram perdidas", alertou.

Um levantamento recente do Twitter deu mostras da importância da rede social na rotina do futebol brasileiro. No mapeamento, 93% do público da plataforma se identificou com fã do esporte. "O Brasil foi o país que mais tweetou sobre futebol em 2021 e, somente no primeiro semestre de 2022, foram mais de 71 milhões de postagens, tudo isso antes do evento mais esperado, a Copa do Mundo", avaliou, à época, Camilla Guimarães, líder da área de pesquisa do Twitter Brasil.

Os demais times da primeira divisão passaram intactos graças a uma mudança recente nas diretrizes do Twitter. Durante a implementação do plano pago, Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco receberam o selo dourado de verificação. A novidade foi criada para identificar contas oficiais de organizações na rede social.

Para Bruno Maia, ex-vice-presidente de marketing do Vasco e CEO da Agência 14, o impacto é maior para a rede social. "Não acredito que isso gere um efeito para os times, mas sim no Twitter como um todo. Os grandes clubes estão bem posicionados e referendados, são comumente marcados por influenciadores e a plataforma passa longe de ser a principal. Há uma perda inevitável de credibilidade quando esse filtro de relevância é substituído por um valor pago", pontuou.

Série B e DF

A Série B do Brasileirão teve ainda mais clubes impactados com a mudança do Twitter. Com equipes de menor calibre, a segunda divisão foi atingida quase na totalidade. ABC, Atlético-GO, Botafogo-SP, Ceará, CRB, Criciúma, Guarani, Ituano, Juventude, Londrina, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Tombense, Vila Nova e Vitória não têm indicação de perfil oficial na plataforma. Apenas Avaí, Chapecoense e Sport sobreviveram ao corte por receberem antecipadamente um selo dourado de empresas no Twitter.

No futebol candango, o acesso ao selo de verificação era restrito. Apenas o Gama, maior campeão local com 13 taças, tinha o adereço no perfil. O alviverde foi atingido pela mudança e perdeu a autenticidade. O Brasiliense havia recorrido ao Twitter Blue ter a marca de oficial. Assim, o time amarelo não teve problemas para manter o recurso. Esse caminho, porém, pode ser o único a ser seguido pela maioria das equipes com interesse de manter a originalidade perante à rede do passarinho azul.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE