Libertadores

Internacional sofre, mas derrota Metropolitanos com gol no fim do jogo

Alemão entra no lugar de Luiz Adriano para implodir retranca do time venezuelano e decretar o primeiro triunfo colorado na fase de grupos do torneio continental. O time gaúcho dorme na liderança

Marcos Paulo Lima
postado em 18/04/2023 21:33 / atualizado em 18/04/2023 21:49
Alemão quebrou jejum de três jogos sem marcar e garantiu o triunfo do Internacional, no Beira-Rio -  (crédito:  AFP)
Alemão quebrou jejum de três jogos sem marcar e garantiu o triunfo do Internacional, no Beira-Rio - (crédito: AFP)

Na base da raça e não da técnica, o Internacional venceu o Metropolitanos da Venezuela por 1 x 0 na noite desta terça-feira, no Beira-Rio, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Estreante no torneio continental, o adversário resistiu até os 46 minutos do segundo tempo, quando Alemão finalmente estufou a rede e garantiu três pontos na conta colorada. Como empatou por 1 x 1 na estreia diante do Independiente de Medellín, a equipe de Mano Menezes acumula quatro pontos na liderança, mas pode cair do topo nesta quarta. O Nacional de Montevidéu soma três e receberá nesta quinta o Independiente de Medellín, às 19h, no Parque Central, na capital uruguaia.

Nos últimos 10 jogos, o Inter venceu cinco, empatou cinco e perdeu um. As exibições não convencem o torcedor. No fim de semana, o adversário será o Flamengo, novamente no Beira-Rio, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Nesta terça, o Inter tentou resolver a partida rapidamente. Pressionou o Metropolitanos desde o início em busca de um gol para dar tranquilidade, mas a bola não entrou. Wanderson acertou o travessão. Pedro Henrique e Alan Patrick acionavam o atacante Luiz Adriano, porém o centroavante tinha dificuldades nos duelos com a defesa do adversário.

O Metropolitanos suportou o abafa inicial do Internacional e começou a avançar as linhas a fim de incomodar o Internacional. Uma finalização de Larontodola assustou o goleiro Keiller e a torcida no Beira-Rio. Em resposta, Luiz Adriano completou de cabeça um cruzamento de Wanderson e viu Schiavone calar a torcida com uma belíssima defesa.

A equipe colorada voltou pilhada para o segundo tempo. Aos dois minutos, Luiz Adriano recebeu passe de Wanderson e escolheu finalizar de peito. A bola não entrou. Mano Menezes começou a mexer no time em busca do gol. De Pena entrou na vaga de Johnny e acertou a trave do Metropolitanos. Alemão até estufou a rede, mas o lance estava parado após uma dividida entre Alan Patrick e o goleiro Schiavone.

Enquanto o Inter tentava colocar pilha na partida apoiado pela torcida, o goleiro do Metropolitanos insistia em segurar o placar. Funcionou como uma muralha na frente de Pedro Henrique. Persistente, o Inter passou a apostar nos cruzamentos para dentro da área. Era um chuveirinho atrás do outro na base do desespero.

A estratégia funcionou aos 46 minutos do segundo tempo. Thauan cruzou, Lucca aproveitou um alívio parcial da defesa do Metropolitanos, retomou a bola e serviu Alemão. O centroavante havia substituído Luiz Adriano e não desperdiçou a oportunidade. O herói da noite não marcava havia três jogos. O último tinha sido contra o Esportivo pelo Gauchão.

"A nossa equipe se portou muito bem. Teve volume. Ganhamos com a vitória mínima, mas foi merecida. Poderia sair mais gols para nós. Tivemos muitas chances. Esfriar a cabeça e ver com o professor (Mano Menezes) como ajustar. Agradeço pelo meu gol. Somos líderes. Foi detalhe. Nossa equipe tem vários jogadores renomados, que sabem jogar com a pressão. Agradecer a Deus e continuar o trabalho", comemorou Alemão. Do outro lado, o atacante Ortíz lamentou: "Foi uma partida difícil para nós. Trabalhamos bem, mas eles conseguiram um gol no último minuto".

O próximo compromisso pela Libertadores será em 3 de maio diante do Nacional do Uruguai, novamente no Beira-Rio, na conclusão do primeiro turno da fase de grupos.

 

FICHA TÉCNICA

Internacional 1
Keiller, Igor Gomes (Thauan Lara), Vitão, Mercado e Renê; Johnny (De Pena) , Baralhas (Campanharo), Pedro Henrique, Alan Patrick e Wanderson (Lucca); Luiz Adriano (Alemão).
Técnico: Mano Menezes

Metropolitanos 0
Schiavone; J. Vargas, Ferro, Chamorro e Cova (Valderrey); Ramos, Larotonda e Cermeño (Araujo); Barrios, F. Vargas (Castillo) e Ortiz (Pabón).
Técnico: José Maria Morr

Gol: Alemão, aos 46 min do segundo tempo
Cartão amarelo: Cova (M)
Arbitragem: Yael Falcon
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre
Público: 27.885 (24.042 pagantes)
Renda: R$ 523.966,00

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE