Atual vice-campeão da Libertadores, o Athletico-PR deu uma grande prova de força na noite desta terça-feira (18/4). Com apoio da torcida em uma Arena da Baixada lotada e pulsante, o Furacão fez valer o fator casa e venceu um dos jogos mais importantes do grupo G da competição continental. Com início avassalador, o rubro-negro bateu o Atlético-MG, por 2 x 1, e pulou para a primeira colocação da chave, com um jogo a mais em relação ao Libertad.
O encontro entre brasileiros era um dos mais aguardados da fase de grupos da temporada 2023 do torneio continental e não ficou devendo em nível de entrega e intensidade. Porém, mesmo sendo apenas na segunda rodada, também tinha caráter importante para os dois clubes em termos de classificação. Com os três pontos, o Furacão se colocou em boas condições. O Galo, porém, pode terminar quatro pontos atrás dos paranaenses e seis do Libertad, caso os paraguaios vençam o Allianza Lima, na quinta-feira (20/4).
Ciente da necessidade de ganhar na Arena da Baixada, o Athletico-PR imprimiu um ritmo intenso desde o primeiro minuto. Quem teve a chance inicial, porém, foi o Atlético-MG. Paulinho exigiu grande defesa de Bento. O Furacão respondeu na jogada seguinte, com Everson chutando bola no atacante rubro-negro e levando um grande susto. Aos seis, saiu o gol dos paranaenses. Vitor Roque recebeu com espaço, tirou a marcação e chutou bem para fazer 1 x 0.
Os mineiros tentaram responder, mas quem assustou, aos 26, foi Khellven. Everson fez boa defesa. Pouco depois, o Furacão teve um pênalti. Após análise de quatro minutos, o VAR flagrou toque de mão de Paulinho na área. Terans cobrou bem no e aumentou a vantagem dos donos da casa. O Atlético-MG poderia até ter saído com uma desvantagem, mas Bento cresceu novamente para cima de Paulinho. O camisa 1 rubro-negro também cresceu para cima de Battaglia.
A etapa final teve domínio praticamente absoluto do Atlético-MG. O Galo se lançou ao ataque em busca do empate e empilhou uma grande quantidade de chances. Os primeiros 20 minutos, porém, tiveram um ritmo truncado, com os mineiros enfrentando dificuldade de avançar no campo. Aos 18, Hyoran até diminuiu. Entretanto, o lance foi anulado por impedimento de Jemerson. Com 24, valeu de vez. De frente com Bento, Paulinho levou a melhor e colocou a bola na rede: 2 x 1.
O gol fez o Furacão se fechar na marcação e dar campo para o adversário. Nesse panorama, Bento brilhou ainda mais. Com 26, o goleiro pegou chute de Patrick. De falta, aos 37, Hulk arriscou de muito longe e assustou. Seis minutos depois, o Galo ficou com um a menos quando Mariano foi expulso. A pressão, porém, seguiu. Aos 45, Hyoran chutou forte e Bento fez um milagre na Arena da Baixada. No rebote, o meia teve nova chance, mas jogou para longe a oportunidade do empate.
Ficha técnica
Athletico-PR 2 x 1 Atlético-MG
ATHLETICO-PR
Bento; Khellven, Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Pedrinho; Erick, Fernandinho e Chrstian (Hugo Moura); Terans (Cuello), Vitor Roque (Pablo) e Rômulo (Thiago Andrade). Técnico: Paulo Turra
Gols: Vitor Roque e Terans
ATLÉTICO-MG
Everson; Mariano, Jemerson, Mauricio Lemo (Bruno Fuchs) e Dodô (Hyoran), Battaglia, Zaracho, Patrick e Pedrinho (Vargas); Paulinho e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet
Gols: Paulinho
Cartões amarelos: Paulinho e Mariano
Cartão vermelho: Mariano
Árbitro: Pablo Echavarría (ARG)
Local: Arena da Baixada - Curitiba (PR)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.