A grande fase do Fluminense segue dando frutos ao clube nas mais diversas competições do calendário da temporada 2023. Bicampeão carioca e líder do Campeonato Brasileiro após a primeira rodada, o tricolor acumulou mais um bom resultado, desta vez na Libertadores da América. Em jogo válido pela segundo rodada do grupo D da competição continental, o time carioca venceu o The Strongest, da Bolívia, por 1 x 0, no Maracanã, na noite desta terça-feira (18/4), e se isolou na primeira colocação da chave com seis pontos conquistados.
Em meio a um calendário abarrotado de compromissos importantes pela Copa do Brasil e pelo Brasileirão, o resultado tranquiliza a equipe do técnico Fernando Diniz antes do confronto mais pesados do tricolor na etapa inicial da fase de grupos da Libertadores, contra o River Plate. No momento, os argentinos estão zerados na classificação, mas jogam, nesta quarta-feira (19/4), às 21h, diante do Sporting Cristal, podendo ficar com três ou cinco pontos de diferença para o Fluminense. Argentinos e brasileiros se enfrentam em 2 de maio, no Maracanã.
Ontem, a vitória passou pela cabeça do zagueiro Nino. Superior, o tricolor repetiu o modelo de troca de passes desde o campo de defesa em busca de chances de gol no primeiro tempo. Com 15 minutos, o artilheiro Germán Cano chegou a balançar a rede, mas estava em posição de impedimento. Seguro defensivamente, o Fluminense não cedia espaços para o The Strongest, embora também tivesse dificuldades de infiltrar a defesa dos bolivianos. A barreira, entretanto, foi rompida em jogada iniciada por Ganso, aos 39.
O camisa 10 levantou a bola na área para Nino, em velocidade, cabecear e vencer o goleiro Viscarra: 1 x 0. A bola seguiu com o Fluminense. Somente no primeiro tempo, o time carioca ficou com 75% de posse. Mesmo assim, outras chances concretas de gol acabaram não aparecendo. A nota negativa ficou na substituição precoce do zagueiro Marcelo. Contratado como principal reforço tricolor para a sequência da temporada de 2023, o lateral-esquerdo de 34 anos foi substituído aos 29 minutos pelo atacante John Kennedy após acusar um desconforto muscular.
O The Strongest fez o goleiro Fábio trabalhar somente aos nove minutos do segundo tempo. Quiroga arriscou de fora da área, mas o camisa 1 do tricolor se saiu bem no lance. Ainda apostando no toque de bola, o Fluminense exercitava a paciência em troca de oportunidades de gol. Cano tentou duas vezes, mas não levou muito perigo a Viscarra. Entretanto, com a posse extremamente sob domínio, o time carioca mantinha o jogo sob controle. Diante do padrão da equipe de Diniz, os bolivianos tinham grande dificuldade de ameaçar um empate.
Conforme o tempo passava, os dois treinadores acionavam o banco de reservas na tentativa de dar mais energia aos times no gramado do Maracanã. Aos 28, Samuel Xavier chegou a carimbar a trave, mas o lateral estava impedido no lance. Mesmo oxigenado, o tricolor teve problemas para criar outros grandes lances de perigo. Nos acréscimos, Triverio até marcou para o The Strongest. Porém, o lance foi anulado por falta do atacante em nino. Assim, o triunfo magro de 1 x 0 foi suficiente e de extrema importância para o Fluminense disparar na primeira colocação do grupo D da Libertadores.
Ficha técnica
Conmebol Libertadores - 2ª rodada - Grupo D
Fluminense 1 x 0 The Strongest
Maracanã, Rio de Janeiro
FLUMINENSE
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Vítor Mendes) e Marcelo (John Kennedy); André, Alexsander e Ganso; Lima, Arias (Gabriel Pirani) e Cano (Lelê). Técnico: Fernando Diniz
Gol: Nino
Cartão amarelo: John Kennedy
THE STRONGEST
Viscarra; Saúl Torres (José Flores), Gonzalo Castillo, Jusino e Carlos Roca; Quiroga (Junior Arias), Robles, Arrascaita, Isnaldo (Claure) e Ortega (Jhon García); Triverio. Técnico: Ismael Rescalvo
Cartão amarelo: Triverio
Público presente: 52.419
Renda: R$ 2.166.254,00
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.