Liga dos Campeões

Real Madrid e Milan passam e são semifinalistas da Liga dos Campeões

Merengues e milaneses se classificaram na tarde desta terça-feira (18/4), sendo os primeiros vitoriosos da chave de quartas de final; demais jogos acontecem nesta quarta-feira (19/4)

Paulo Martins*
postado em 18/04/2023 17:58
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

As fases finais da Liga dos Campeões da Europa se afunilam a cada semana rumo à decisão em Istambul. Nesta terça-feira (18/4), foram conhecidos os primeiros semifinalistas da competição: Real Madrid e Milan superam Chelsea e Napoli, respectivamente, para chegar à penúltima fase da competição e se colocar a um passo da decisão.

Os outros dois jogos que fecham as quartas de final serão realizados nesta quarta-feira (19/4). Na Allianz Arena, o Bayern de Munique tem uma situação complicada, com um 3 x 0 por reverter diante do Manchester City para tentar ser o rival dos espanhóis. Do outro lado, a Internazionale joga com 2 x 0 e com a pressão do Estádio Giuseppe Meazza a favor, desejando ter o Derby della Madonnina na etapa seguinte.

Na velocidade do atual campeão

Com uma torcida crente em Londres, o Chelsea tentou ser compacto no meio-campo para tomar a bola do Real Madrid, hábil em passes longos no começo e com criatividade para chegar ao ataque. O jogo era aberto e com chances de chegada desde ambas intermediárias de ataque, esbarrando nas defensivas na parte final do campo. Ainda assim, ambos times tinham grande disposição ao ataque, como na finalização perdida por N’golo Kante, aos dez minutos, e na batida contra a trave de Rodrygo, aos 19.

A tentativa de chutar ao gol agradava a ambos, que paravam nos goleiros, como na tentativa de Luka Modric, aos 32, parada por Kepa Arrizabalaga. Marc Cucurella teve o gol de abertura no pé direito, na pequena área, aos 45, mas parou no milagre de Thibaut Courtois. A energia do jogo animava a quem assistia, mas mantinha intacto o placar ao intervalo, com o marcador agregado classificando os merengues.

A etapa complementar começou com a mesma intensidade e com a teimosia da bola em não ir à rede. Aos seis minutos, Kante voltou a falhar em uma chance clara na área. Famoso na Champions League por não perdoar os erros rivais, os merengues foram à rede aos 12 minutos: Rodrygo teve liberdade, fez um cruzamento não aproveitado por Karim Benzema e foi servido por Vinicius Junior para mandar para abrir o marcador em Stamford Bridge.

Insistindo na mesma força apesar do golpe sofrido, os Blues ofereceram espaços ao Madrid, ao passo que não conseguiam chegar ao gol. Aos 35, Rodrygo desferiu o golpe de misericórdia com um golaço coletivo: Vinicius Junior deu grande passe em meio à infiltração de Federico Valverde, que tocou na saída do goleiro, com a bola indo vagarosamente para o gol do brasileiro, em uma verdadeira pintura.

Prato do dia: Napoli à milanesa

No Estádio Diego Armando Maradona, o Napoli apertou desde o primeiro instante, querendo sufocar o Milan a qualquer custo para empatar o 1 x 0 da ida. Mário Rui testou em cobrança de falta aos cinco minutos, levando perigo. Kvicha Kvaratskhelia , três minutos depois, assustou o goleiro Mike Maignan.

Marco Politano ainda tentou abrir o marcador aos 12 e aos 19, falhando nas finalizações, antes dos rossoneri terem sua oportunidade. Mário Rui fez pênalti em Rafael Leão, aos 20, e Alex Meret defendeu a cobrança de Olivier Giroud, que perderia mais um gol cinco minutos depois, parando no goleiro mandante.

Aos 43, o centroavante francês não perdoou, com o gol vazio após jogada de grande velocidade de Rafael Leão em uma falha de domínio de Tanguy Ndombele. O nervosismo napolitano custava o resultado na primeira metade, sendo um aspecto para Luciano Spalletti resolver no intervalo com seus jogadores.

Sem mais saída senão o ataque, os mandantes se lançaram desde o primeiro instante, caindo contra uma defesa intacta na chave eliminatória, mas assustada com o o chute perigoso de Kvaratskhelia antes do primeiro minuto, repetindo a finalização da mesma maneira e no mesmo espaço aos 11. A insistência dos mandantes ocorreu durante todo o segundo tempo, mas não conseguia furar a defensiva rival.

Nem mesmo aos 35, em pênalti, o craque geórgio Kvaratskhelia conseguiu superar Maignan, em um tento que colocaria fogo no jogo. A quebra veio aos 47, no abafa, em cabeçada indefensável do retornante Victor Osimhen. Diante de sua gente, o Napoli cai dignamente contra uma camisa relevante, mas com boas memórias para contar sobre esta Liga dos Campeões.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE