DEMISSÕES

Maurício Noriega é demitido pela Globo e deixa SporTV após 21 anos

Noriega fez a última transmissão dentro do canal no último domingo (9/4), quando narrou e comentou a final do Campeonato Paulista que consagrou o Palmeiras campeão sobre o Água Santa

Correio Braziliense
postado em 13/04/2023 16:41
 (crédito: SporTV/Reprodução)
(crédito: SporTV/Reprodução)

Considerado um dos mais relevantes comentaristas de futebol da Rede Globo, o jornalista esportivo Mauricio Noriega engrossou o time de demitidos pela emissora nesta quinta-feira (13/4). No SporTV há 21 anos, Noriega fez a última transmissão dentro do canal no último domingo (9/4), quando narrou e comentou a final do Campeonato Paulista que consagrou o Palmeiras campeão sobre o Água Santa.

Nas redes sociais, Mauricio compartilhou o fim do contrato de trabalho e fez uma lista extensa de agradecimentos a pessoas que o auxiliaram na carreira desde a entrada na Globo, em 2001. O jornalista afirma que tem orgulho do que construiu no canal. “Hoje é dia de gratidão”, escreveu em uma carta aberta.

“Agradeço aos quase 21 anos de trajetória no SporTV, que me deu a oportunidade de ser o profissional que hoje sou. Tenho orgulho do que construí, sendo sempre ético, correto e fiel à minha agenda: profissionalismo e retidão. A gente não se vê mais por aqui, mas certamente se verá por aí”, escreveu.

A estreia de Maurício foi em agosto de 2002, quando narrou um jogo entre União São João de Araras e Caxias, “um sonolento zero a zero”. Em duas décadas no SporTV, Noriega foi chefe de reportagem e apresentador em todos os programas da casa, exceto o SporTV News. Foi o responsável por lançar o Seleção SporTV e por ancorar coberturas de campeonatos importantes, como a Copa América, o Mundial de Clubes, a Eurocopa e até mesmo o Mundial de Basquete.

Na Globo, Noriega também teve oportunidade de deixar uma marca na TV aberta: por anos, foi comentarista do Bom dia São Paulo e do São Paulo TV (SPTV). “Agradeço a Raúl Costa Jr., Mário Jorge Guimarães e Alfredo Taunay por me proporcionarem os melhores anos de minha vida profissional entre 2009 e 2018. Pude participar de eventos históricos da TV brasileira, como as coberturas da Copa de 2014 e da Olimpíada do Rio, que deu até no New York Times”, lembrou no comunicado de despedida.

Ainda entre 2009 e 2018, Noriega lembra que pode, por meio do SporTV, “conduzir o Fogo Olímpico. Estive em inúmeras finais de Libertadores, Copa do Brasil, Copa América, Euro, ganhei prêmios, participei da transmissão da final da Copa América de 2015, recorde na TV por assinatura”.

Além dos colegas de profissão que dividiram a narração e apresentação dos programas, Nori, como era conhecido, também agradeceu a toda equipe de bastidores de cada programa que participou. “Deixo um muito obrigado carinhoso a todos os companheiros de transmissões, operações, redação e cabine, coordenadores, motoristas, secretárias, produtores e produtoras e, principalmente, às meninas do figurino e da maquiagem de SP. Beijos a todos os bons de coração”, finalizou.

Noriega se junta a Cléber Machado e Jota Jr, outros dois jornalistas esportivos demitidos recentemente pela emissora. Além disso, jornalistas de outras áreas também foram demitidos, como Giuliana Morrone, Marcelo Canellas, Fábio William e César Galvão. Em nota publicada na semana passada, a Globo informou que as demissões fazem parte de uma estratégia de manter “a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE