Com o caminho conhecido até a final da Liga dos Campeões da Europa, no estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, Turquia, no próximo 10 de junho, começa, nesta terça-feira (11/4), a fase de quartas de final da copa continental, com dois duelos a partir das 16h. O calendário prevê jogos do mesmo dia em chaves opostas, ou seja, os duelos marcados para a primeira data nunca serão de clubes classificados que possam se enfrentar nas semifinais.
A partida mais acirrada e aguardada desta fase tem início no Etihad Stadium, em Manchester. O City vira a chave na briga pela Premier League para receber o Bayern de Munique. Os ingleses, em sua liga, perseguem o Arsenal, a seis pontos, com um jogo a menos e um confronto direto por disputar na 33ª rodada, também em casa.
Já os bávaros estão dois pontos à frente do Borussia Dortmund, com oito rodadas por jogar, em uma disputa ponto a ponto à qual não estava acostumado, uma vez que se trata do atual decacampeão da Alemanha. Como trunfo, o time germânico tem um reforço à beira do campo no técnico Thomas Tuchel, campeão da competição com o Chelsea na temporada 2020/2021, tendo vencido a decisão contra o próprio City.
Ex-Bayern e atual técnico dos Citizens, Pep Guardiola, considera a condição nos campeonatos nacionais diferente dos confrontos continentais. "Não é a forma em que você está na liga ou nas copas nacionais. O que conta é performar no momento específico. Você precisa ser perfeito na hora", afirmou o espanhol, em coletiva. O time classificado nos 180 minutos enfrenta o vencedor de Real Madrid e Chelsea. O confronto na Inglaterra terá transmissão da TNT Sports e da HBO Max.
Do outro lado, a saga do Benfica encontra um sotaque italiano. Apesar de ter o primeiro jogo no Estádio da Luz, em Lisboa, o confronto contra a Internazionale de Milão marca um desafio contra clubes do país mediterrâneo no sonho de ir à decisão, uma vez que Milan e Napoli se encontram do mesmo lado das semifinais. Os Encarnados têm um respiro de oito pontos na Liga Portuguesa para o vice-líder Porto como fator a mais para colocar toda a força na Champions.
Os nerazzuri, em contrapartida, têm situação complicada no campeonato nacional, estando fora da zona de classificação à edição 2023/2024 da Liga dos Campeões. Ainda assim, se classificaram — de forma agônica — contra o Porto nas oitavas de final e observaram a dificuldade de enfrentar um clube luso neste certame. "Levamos isso em conta. Ganharam em casa e vieram (a Portugal) para se defender contra o Porto. É o estilo italiano e sei que eles sabem e conseguem mudar de estilo", relatou o técnico benfiquista, Roger Schmidt. O canal Space e a HBO Max cobrem o jogo.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.