AMARGOR

Libertadores: Flamengo estreia com derrota pela primeira vez em nove anos

Tropeço contra o Aucas, do Equador, por 2 x 1, encerrou sequência positiva em debutes. O último revés no primeiro compromisso pelo torneio continental havia sido contra o León-MEX, em 2014

Victor Parrini
postado em 05/04/2023 21:04 / atualizado em 05/04/2023 21:13
 (crédito: Rodrigo Buendia/AFP)
(crédito: Rodrigo Buendia/AFP)

A estreia do Flamengo na Libertadores, nesta quarta-feira (5/4), ficou marcada negativamente pela derrota de virada, por 2 x 1, para o Aucas, do Equador, fora de casa. Além do prejuízo na tabela, o tropeço longe do Rio de Janeiro encerrou uma sequência de respeito na competição. Há nove anos o Rubro-Negro não perdia em debutes no principal do torneio do continente. 

A última vez que foi derrotado no primeiro compromisso de Libertadores em uma temporada foi em 2014. O time da Gávea era comandado por Jayme de Almeida quando caiu diante dos mexicanos do León, por 2 x 1. À época, o Flamengo amargou outras duas derrotas e deu adeus ao sonho do título ao não se classificar às oitavas com a terceira colocação do Grupo G. 

De lá para cá, o Flamengo havia conquistado cinco vitórias e um empate em estreias. Goleou o San Lorenzo por 4 x 0 em 2017, empatou com o River Plate por 2 x 2 no ano seguinte e emplacou três triunfos consecutivos em debutes contra San José (1x0 em 2019), Junior Barranquilla (2x1 em 2020) e Vélez Sarsfield (3x2 em 2021). Na temporada passada, superou o Sporting Cristal por 2 x 0. 

Com a bola rolando no Equador, o Flamengo não convenceu. O técnico Vítor Pereira escalou uma equipe alternativa. Na etapa inicial, conseguiu controlar melhor a partida, mas tinha dificuldade para concluir as jogadas. Apesar das tribulações, conseguiu abrir o placar com Matheus França, aos 38 minutos. O cenário positivo, porém, foi revertido no segundo tempo. O Aucas se lançou ao ataque e incomodou. Chegou ao empate com Eryc Castillo, aos 12, e virou oito minutos depois. O árbitro, entretanto, foi chamado para rever o lance com falta sobre Pedro na origem da jogada. 

Apesar do alívio pelo gol adversário anulado, o Flamengo seguiu acuado. Os donos da casa não diminuíram o ritmo e balançaram as redes pela segunda vez aos 39 minutos. Ordoñez recebeu lançamento em velocidade, aproveitou a bobeira da zaga e decretou a virada equatoriana sobre o atual campeão da Libertadores. Os cariocas ainda tiveram seis minutos de acréscimos para reverter o cenário, mas não encontraram forças. 

A derrota para o Aucas foi a terceira de virada do Flamengo na Era Vítor Pereira. Agora, a equipe volta as atenções para o Campeonato Carioca. No domingo (3/4), o time vai a campo para o segundo jogo da final contra o Fluminense, às 18h, no Estádio Maracanã. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE