O brasileiro Vinicius Junior depôs à Justiça espanhola nesta terça-feira (4/4) em caso em que foi alvo de racismo no futebol local. O atacante do Real Madrid fez declarações breves em que reafirmou as ofensas recebidas em fevereiro, em partida do seu time contra o Mallorca, fora de casa, em rodada do Campeonato Espanhol.
De acordo com o jornal espanhol Última Hora Mallorca, o depoimento do brasileiro foi feito por videoconferência diante da juíza Martina Mora, titular do Tribunal de Instrução 3 de Palma, e foi breve em suas declarações. Vinicius disse que não ouviu as ofensas racistas ao longo da partida disputada no estádio Son Moix. Mas constatou as injúrias raciais por vídeo. E fez questão de cobrar uma punição ao torcedor do Mallorca.
- LaLiga investiga novo caso de racismo contra Vinicius Junior na Espanha
- Artigo: Racismo, futebol, biopolítica y baila Vini Jr.
- Vini Júnior é ameaçado por torcida do Barcelona durante clássico no Espanhol
As ofensas foram constatadas em vídeo divulgado pelo canal "DAZN", que filmou um torcedor do Mallorca gritando "Vinicius, macaco! É um p*** macaco". As imagens fazem parte da acusação contra o torcedor, que compareceu pessoalmente ao tribunal e escondeu seu rosto com um capuz e uma pasta.
Em seu depoimento, o torcedor admitiu as ofensas racistas dirigidas ao brasileiro e pediu perdão diante da juíza. Identificado pela polícia espanhola por vídeo, ele é investigado agora por crime de ódio. O ato racista foi cometido no dia 5 de fevereiro na partida contra o Real Madrid.
O torcedor já sofreu sanções em nível esportivo. Ele foi multado em 4 mil euros, cerca de R$ 22 mil, foi banido do quadro de sócio-torcedor do Mallorca e está impedido de entrar em eventos esportivos por um ano.
Saiba Mais
- Mundo Após descarrilar, trem pega fogo, uma pessoa morre e 30 ficam feridos na Holanda
- Política Lula sanciona lei que prevê funcionamento 24 horas de delegacias da mulher
- Cidades DF Aprovado projeto de parcelamento do Setor Comercial no Jardim Botânico
- Política MST invade terra em Pernambuco durante primeira ação do 'Abril Vermelho'
- Ciência e Saúde Infertilidade afeta uma a cada seis pessoas e preocupa OMS
- Política Datafolha: 51% defendem que Bolsonaro fique inelegível em ação do TSE
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.