Jornal Correio Braziliense

COPA DO BRASIL

Simultaneidade de campeonatos fará times viajarem o contorno da Terra 5 vezes

CBF sorteia terceira fase do mata-mata e fecha calendário de jogos dos clubes da Série A em abril. Com outras competições nacionais e internacionais simultâneas, equipes vão viajar o suficiente para contornar a Terra cinco vezes

Se os últimos dias de março significaram uma pausa importante no calendário da maioria dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro devido aos compromissos das seleções na Data Fifa, abril se avizinha com um cronograma intenso e importante para vários times. Ontem, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil e definiu toda a agenda das equipes do país. Com tantos compromissos marcados, há quem vá jogar nove vezes por quatro torneios diferentes em menos de 30 dias.

Na Copa do Brasil, as bolinhas sortearam os 16 confrontos da terceira fase (veja mais no quadro) com 16 clubes de elite envolvidos — apenas Vasco, Bragantino, Goiás e Cuiabá foram eliminados precocemente. Em meio ao mata-mata nacional, as 20 equipes terão compromissos pela Série A do Brasileirão. Outras 14 jogam, ainda, pela Libertadores (Flamengo, Fluminense, Internacional, Corinthians, Palmeiras, Athletico-PR e Atlético-MG) e Sul-Americana (Botafogo, São Paulo, Santos, América-MG, Bragantino, Goiás e Fortaleza).

Lucas Pacífico/C.B./D.A. Press - capa esporte

Quem está em todas terá o maior número de km percorridos em 30 dias. Com nove jogos no calendário, o Inter, por exemplo, vai encarrar a maior distância: serão 29.732 km no período. A situação do Colorado se complica pelos jogos contra o Independiente Medellín, na Colômbia, pela Libertadores, e diante do CSA, em Maceió, pela Copa do Brasil. O time com mais viagens marcadas, porém, é outro: o Athletico-PR vai pegar o avião em cinco oportunidades nos nove compromissos agendados para abril. A distância total vai ser cerca de 19.360km.

Os clássicos das finais de estaduais atenuam a situação de quatro times. A dupla Flamengo e Fluminense terá viagens longas por Libertadores e Copa do Brasil, respectivamente, mas os jogos entre eles no Carioca alivia a sequência. Apesar disso, rubro-negros e tricolores aparecem no top quatro de distâncias previstas em abril: 18.452km e 22.004km, respectivamente. O mesmo vai acontecer com Atlético-MG e América-MG. Apesar dos nove jogos no próximo mês, o Galo viaja apenas três vezes, enquanto o Coelho sai de Minas Gerais em quatro duelos.

Entretanto, há quem viva o outro lado da moeda. Eliminado no Carioca e na Copa do Brasil, o Vasco tem apenas o Brasileiro pela frente e viaja uma vez no mês. O Cuiabá está em situação parecida, mas pode andar mais pelo país se garantir a classificação no fim de semana para enfrentar o União Rondonópolis na final do Campeonato Mato-Grossense. Bahia, Botafogo, Corinthians e Grêmio vão ultrapassar 10 mil km após conheceram os adversários no mata-mata nacional. Mesmo com nove jogos, o Palmeiras terá rotina mais leve: 8.056km em três saídas de São Paulo.

O cálculo aproximado das viagens de ida e volta de cada clube para honrarem os compromissos de estaduais, Copa do Brasil, Sul-Americana, Libertadores e Brasileirão geram um dado curioso. Juntos, os times da elite nacional vão rodar 217.094km, distância suficiente para dar quase cinco voltas e meia na Terra sobre a Linha do Equador. Se estão descansando bem nos últimos dias de março, os 20 clubes da Série A, ou pelo menos boa parte deles, vai conviver bastante com as viagens nos 30 dias de abril.

Lucas Pacífico/C.B./D.A. Press - capa esporte
Lucas Pacífico/C.B./D.A. Press - capa esporte