Os sonhos de todo um continente começam a ser traçados na noite desta segunda-feira (27/3), com os sorteios das fases de grupo da Libertadores e da Sul-Americana. O evento será na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), na cidade paraguaia de Luque, a partir das 21h. Antes da sorte nas bolinhas, devem ser exibidos vídeos da edição passada, além de uma homenagem a Pelé, bicampeão do certame em 1962 e 1963.
A decisão dos grupos segue uma ordem conhecida dos últimos anos. Tricampeão em 2022, o Flamengo será o cabeça de chave do grupo A. Na sequência, os classificados divididos nos potes de acordo com a ordem do ranking continental, somados aos quatro avançados da fase preliminar, conhecerão seus rivais através das bolinhas.
Há uma regra de proibição a confrontos contra times do mesmo país. Vindo da fase prévia da Libertadores, o Atlético-MG é a única exceção entre os representantes tupiniquins e pode enfrentar outros brasileiros. Outra curiosidade é a ausência de equipes brasileiras no pote 3, mostrando a superioridade no nível esportivo apresentado no país frente aos demais vizinhos sul-americanos.
Neste ano, a final da competição continental será no Brasil. O Maracanã, no Rio de Janeiro, foi indicado pela Conmebol para receber a decisão, marcada para 11 de novembro.
Clubes brasileiros presentes na fase de grupos da Libertadores 2023: Flamengo (cabeça de chave cativo do Grupo A, como atual campeão), Palmeiras (Pote 1), Athletico-PR (Pote 1), Internacional (Pote 2), Corinthians (Pote 2), Fluminense (Pote 2) e Atlético-MG (Pote 4)
Sul-Americana
Sempre sorteada na abertura do evento, a "Sula" está recheada de equipes de peso histórico na América do Sul. Entre os brasileiros, se destacam campeões continentais como Botafogo, Santos e São Paulo, além do Goiás, finalista em 2010. Outras representações de peso ao largo do continente também estão presentes, como o Peñarol, do Uruguai, e os argentinos Estudiantes de La Plata e San Lorenzo.
Repetindo o palco da decisão de 2021, a capital uruguaia, Montevidéu, volta a receber a final. A escolha da Conmebol tirou Brasília como opção entre os locais para receber o campeonato de segunda ordem, após a definição pela sede na cidade ser retirada em 2022 e transferida para Córdoba, na Argentina, pelo temor na segurança durante às eleições presidenciais.
Clubes brasileiros presentes na fase de grupos da Sul-Americana 2023: São Paulo (Pote 1), Santos (Pote 1), Bragantino (Pote 2), Botafogo (Pote 2), América-MG (Pote 3), Goiás (Pote 3) e Fortaleza (Pote 4)
Serviço — Sorteio dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana
Horário: A partir de 21h
Local: Sede da Conmebol, Luque, Paraguai
Transmissão: portal GE, Star+ e ESPN
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima