Jornal Correio Braziliense

Superliga Feminina

Brasília se despede da Superliga Feminina 2022/2023 com a permanência

Formação candanga fecha o ano com jogo em casa, contra o Osasco. Saldo anual reflete uma campanha honesta com a manutenção na elite

O Brasília se despede da edição 2022/2023 da Superliga Feminina de Vôlei nesta sexta-feira (31/3), com a última rodada da fase inicial. A formação do Distrito Federal entra em quadra pela última vez na temporada às 21h, em horário único estabelecido para os jogos finais, para encarar o Osasco, no Ginásio do Sesi, em Taguatinga.

A equipe da capital perseguiu, durante todo o certame, o oitavo lugar. Porém, a derrota por três sets a um contra o Maringá, no jogo anterior, fora de casa — com parciais de 25 x 23, 25 x 20, 21 x 25 e 25 x 20 —, eliminou o time brasiliense, matematicamente. Somado ao triunfo da classificação do Barueri frente ao Praia Clube, no tie-break, as chances seriam nulas, por si só, na rodada final.

No resumo da competição, a única equipe representante da região Centro-Oeste teve um começo complicado, uma boa reação e alguns tropeços pontuais foram responsáveis pela eliminação. O time do DF fica ausente pelo segundo ano seguido do mata-mata, não conseguindo repetir o feito da temporada 2020/2021, quando alcançou as quartas de final.

Em meio à competição, as jogadoras da instituição ainda passaram por um episódio incômodo. Em 12 de dezembro de 2022, algumas atletas foram assaltadas em um restaurante de Taguatinga, tendo os pertences subtraídos. O caso ocorreu em meio à melhor sequência da equipe na temporada, sem haver uma queda na performance pelo ocorrido, nas rodadas finais do primeiro turno.

Sem mais objetivos com a eliminação e a permanência na elite, as candangas cumprem tabela, ao contrário das paulistas. O Osasco teme a perda da segunda posição contra o Minas, tendo três pontos de vantagem e quatro sets de diferença, sendo necessário apenas o tie-break para garantir a segunda posição, atualmente a dez pontos do líder, Praia Clube.

Os ingressos para a partida desta noite podem ser comprados no site Ticket Fácil, com a íntegra do bilhete a R$ 40 e a meia-entrada disponível com a doação de um quilograma de alimento não-perecível. O compromisso tem transmissão do Canal Vôlei Brasil.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima