Jornal Correio Braziliense

Futebol brasileiro

Após a saída de Pezzolano, Cruzeiro anuncia o luso Pepa como técnico

Treinador português se encontrava no mercado saudita antes de chegar ao clube celeste. Coleciona passagens por vários clubes de seu país

Pedro Miguel Marques da Costa Felipe, o Pepa, é o novo técnico do Cruzeiro. O anúncio foi feito pelo clube mineiro nesta segunda-feira (20/3), menos de 24 horas depois da saída do uruguaio Paulo Pezzolano do cargo. A equipe celeste se encontra em uma crise recente entre o futebol apresentado pelo atual campeão da Série B, logo da eliminação no campeonato estadual contra o América-MG.

O clube de Belo Horizonte teve riscos neste Mineiro de, inclusive, cair ao Módulo II, classificando-se na rodada final para as semifinais ao ultrapassar o Tombense pela liderança do Grupo C. Com isso, o time garante vaga na edição de 2024 da Copa do Brasil. Porém, o começo de temporada desagradável, unida à pouca quantidade de reforços, motivou a troca no cargo, em movimento rápido feita pela direção da Raposa, de olho no Campeonato Brasileiro, a partir de abril.

Pepa se encontrava no Al-Tai, da Arábia Saudita, onde teve nove derrotas e seis vitórias em 15 jogos na temporada 2022/2023. O treinador coleciona passagens profissionais nos tradicionais clubes portugueses do Vitória de Guimarães e do Paços de Ferreira, além de ter liderado o time sub-19 do Benfica, onde foi atacante como jogador.

O novo treinador será o oitavo técnico nascido em Portugal na Série A em 2023, somando se aos comandantes de Bahia, Botafogo, Bragantino, Coritiba, Cuiabá, Flamengo e Palmeiras. O desafio cruzeirense na Série A começa em 16 de abril, contra o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima