Pedro Miguel Marques da Costa Felipe, o Pepa, é o novo técnico do Cruzeiro. O anúncio foi feito pelo clube mineiro nesta segunda-feira (20/3), menos de 24 horas depois da saída do uruguaio Paulo Pezzolano do cargo. A equipe celeste se encontra em uma crise recente entre o futebol apresentado pelo atual campeão da Série B, logo da eliminação no campeonato estadual contra o América-MG.
O clube de Belo Horizonte teve riscos neste Mineiro de, inclusive, cair ao Módulo II, classificando-se na rodada final para as semifinais ao ultrapassar o Tombense pela liderança do Grupo C. Com isso, o time garante vaga na edição de 2024 da Copa do Brasil. Porém, o começo de temporada desagradável, unida à pouca quantidade de reforços, motivou a troca no cargo, em movimento rápido feita pela direção da Raposa, de olho no Campeonato Brasileiro, a partir de abril.
Pepa se encontrava no Al-Tai, da Arábia Saudita, onde teve nove derrotas e seis vitórias em 15 jogos na temporada 2022/2023. O treinador coleciona passagens profissionais nos tradicionais clubes portugueses do Vitória de Guimarães e do Paços de Ferreira, além de ter liderado o time sub-19 do Benfica, onde foi atacante como jogador.
O novo treinador será o oitavo técnico nascido em Portugal na Série A em 2023, somando se aos comandantes de Bahia, Botafogo, Bragantino, Coritiba, Cuiabá, Flamengo e Palmeiras. O desafio cruzeirense na Série A começa em 16 de abril, contra o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima