Nesta sexta-feira (17/3), se conheceram os clubes participantes das quartas de final da Liga Europa, em sorteio realizado na sede da União das Federações de Futebol Europeias (Uefa), em Nyon, na Suíça. Os oito times sonhadores no objetivo de levantar a taça em Budapeste, Hungria, sede da final, conheceram os rivais da etapa a seguir e o virtual caminho até a decisão.
Com as chaves definidas, se sabe que o caminho das semifinais se dará da seguinte maneira: enfrentam-se os vencedores de Manchester United e Sevilla contra o classificado de Juventus e Sporting em um lado, enquanto a outra face terá Union Saint-Gilloise ou Bayer Leverkusen frente a Roma ou Feyenoord. Confira a prévia e a expectativa após o sorteio em cada duelo:
Manchester United (ING) x Sevilla (ESP) — Claramente, o grau de dificuldade aumenta para os espanhóis a cada fase da competição. Agora, terá o novo cenário de definir em casa, à diferença do ocorrido no play-in e nas oitavas de final, quando sofreu como visitante. A missão será parar o consistente time britânico, favorito no certame.
Juventus (ITA) x Sporting (POR) — É a chave mais equilibrada da fase. A Velha Senhora jogará pela terceira vez seguida longe de Turim no jogo decisivo, tendo de sustentar um resultado positivo na ida para ter conforto na tentativa da classificação. Sobretudo porque a exigência que será imposta pelos Leões, algozes de ninguém menos que o Arsenal, será severa, por se tratar de um time que reviveu mais de uma vez em sua campanha na competição.
Union Saint-Gilloise (BEL) x Bayer Leverkusen (ALE) — Será a hora da verdade para os belgas. Sensação desta Europa League, o time de Bruxelas liderou seu grupo e tem feito um belíssimo trabalho no mata-mata. Porém, do outro lado estará uma formação sólida e consistente, com um excelente serviço prestado pelo técnico espanhol Xabi Alonso, mandante no segundo confronto.
Feyenoord (HOL) x Roma (ITA) — Se bem será o maior desafio holandês na temporada, parece que não haverá muita resistência frente à Roma. Os 8 x 2 do avanço sobre o Shakhtar Donetsk não assustam o técnico José Mourinho e sua defesa implacável, com apenas um gol sofrido em toda fase eliminatória, e um ataque que engrena pouco, mas não passa em branco como local, no Estádio Olímpico, palco da volta.
Conference League
Na competição terciária do continente, também se conheceram os rivais da antepenúltima instância, com a decisão acontecendo em Praga, capital da República Tcheca, na Fortuna Arena. De um lado do sorteio, caíram os confrontos entre Lech Poznan, da Polônia, e Fiorentina, da Itália, que enfrentam os suíços do Basel ou os franceses do Nice. Na face oposta estão Genk, da Bélgica, e West Ham, da Inglaterra, rivais dos holandeses do AZ Alkmaaar ou dos belgas do Anderlecht nas semifinais.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima