O peso da camisa não é uma ciência exata do futebol, mas foi a lógica regente entre os classificados das oitavas de final da Europa League, nos jogos de volta disputados nesta quinta-feira (16/3). Agora, a fase de quartas de final será sorteada nesta sexta-feira (17/3), junto ao sorteio da mesma fase pela Liga dos Campeões da Europa.
No principal jogo do primeiro horário, às 14h45, a Juventus sustentou a vantagem mínima e venceu por 2 x 0 na Alemanha, contra o Freiburg, no Europa Park. Após penalidade máxima que resultou na expulsão de Manuel Gulde, aos 44 do primeiro tempo, Dusan Vlahovic abriu o placar. Federico Chiesa finalizou a classificação ao último minuto de um duelo extremamente disputado e parelho, mostrando o favoritismo e tamanho da Velha Senhora nesta edição.
Em Istambul, o Fenerbahçe pressionou e fez o Sevilla sofrer mais uma vez para se classificar. O placar teve tento solitário no Sukru Saracoglu após pênalti cometido pelo brasileiro Alex Telles, com conversão de Enner Valencia nos 40 minutos da etapa inicial. O jogo contou com muitos atendimentos por lesão, nove minutos de acréscimo na etapa final, tensão e isqueiros atirados contra o goleiro visitante Marko Dmitrovic.
A outra equipe da Andaluzia espanhola, o Real Betis, tentou mostrar serviço em casa, no Benito Villamarín, mas caiu para o Manchester United por 1 x 0, sendo completamente submisso nos 180 minutos. Aos cinco minutos da etapa final, Marcus Rashford reafirmou sua excelente fase, sendo autor de um golaço de fora da área.
O Shakhtar Donetsk não teve chances no jogo de volta contra o Feyenoord, em Roterdã, ao perder por. Os holandeses fizeram 3 x 0 já com Santiago Gimenez, e Orkan Kokcu duas vezes seguidas, aos minutos nove, 24 e 38, respectivamente. Após o intervalo, a fatura foi dobrada: Oussama Idrissi ampliou a marca também com dois gols, ao quarto e ao décimo-quinto minuto. Aos 19, Alireza Jahanbakhsh fez seu tento. O sétimo dos neerlandeses foi do brasileiro Danilo, aos 21. O gol de honra dos visitantes saiu aos 39, com Kevin Kelsy.
O confronto mais esperado do horário das 17h, foi o que contou com mais emoção. Após o 1 x 1 no tempo normal, Arsenal e Sporting definiram a vaga nos pênaltis, no Emirates Stadium, em Londres, com seguinte classificação dos lusitanos. Aos 18, Granit Xhaka abriu a conta em um rebote, após falha da defesa. Em uma pintura, pegando o goleiro Aaron Ramsdale desprevenido, Pedro Gonçalves, o "Pote", igualou o placar com um chute desde o círculo central do campo, no mesmo minuto da etapa contrária.
Tensa, disputada e aberta como a ida, a chave seguiu para a prorrogação, sendo a única com 210 minutos nas oitavas. Leandro Trossard perdeu um lance cara a cara com o goleiro Adán, disparando a bola contra a trave. No segundo tempo, em cabeçada de Gabriel Magalhães, a bola foi salva sobre a linha de meta. A garra foi seriamente testada entre Gunners e Leões a cada substituição, inclusive no tempo extra, mas sem resultar no gol do alívio. Daí, nas decisões desde a marca da cal, festejaram os portugueses: na quarta cobrança os brasileiros foram decisivos, Arthur converteu e Gabriel Martinelli errou.
A única — e constante — surpresa da competição segue avançando. No Lotto Park, em Bruxelas, o Union Saint-Gilloise bateu o Union Berlim por 3 x 0. Aos 18 minutos do primeiro tempo, Teddy Teuma abriu o placar, contando com Jean Amani para fechar o jogo para os belgas aos 18 do segundo tempo e Loic Lapoussin para decretar a goleada aos 49. O sonho do azarão terá uma nova fase e, quem encarar esta equipe, não poderá se julgar sortuda.
No Estádio de Anoeta, em San Sebastián, no País Basco, o Real Sociedad tentou pressionar a Roma, mas não assustou. O 0 x 0 bastou para classificar a equipe comandada pelo técnico José Mourinho às quartas, após os 2 x 0 conquistados na ida, resistindo fortemente ao aperto espanhol durante toda a noite, no único placar fechado de toda a fase.
Sem temer o palco da final, a Puskas Arena, em Budapeste, na Hungria, o Bayer Leverkusen voltou a vencer o Ferencváros, desta vez por 1 x 0 e segue na competição. Moussa Diaby abriu a conta com apenas três minutos e Amine Adli deu números finais aos 36 da etapa final. O resultado incita os alemães a voltarem dentro de alguns meses ao mesmo estádio para levantar a taça, como um dos times mais duros a se bater no continente.
Confira os placares dos jogos de volta e os classificados às quartas de final da Europa League:
Freiburg (ALE) 0 x 2 Juventus (ITA)
Fenerbahçe (TUR) 1 x 0 Sevilla (ESP)
Real Betis (ESP) 0 x 1 Manchester United (ING)
Feyenoord (HOL) 7 x 1 Shakhtar Donetsk (UCR)
Arsenal (ING) 1 x 1 Sporting (POR)
Real Sociedad (ESP) 0 x 0 Roma (ITA)
Union Saint-Gilloise (BEL) 2 x 0 Union Berlim (ALE)
Ferencváros (HUN) 0 x 2 Bayer Leverkusen (ALE)
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima