Um jogo de futebol pode reservar muitas surpresas. Entretanto, este quesito foi um excesso visto na última segunda-feira (13/3), no triunfo do Palmaflor del Trópico sobre o Blooming, por 3 x 2, pela sexta rodada do Campeonato Boliviano. O confronto, realizado no Estádio Bicentenário de Villa Tunari, a mais de 500 km da capital, La Paz, teve 40 minutos de acréscimo no segundo tempo!
O fato inusitado ocorreu devido a um lance específico na etapa complementar, sem anomalias no relógio da partida no primeiro ato. Aos 41 minutos, Gastón Rodríguez diminuiu a desvantagem do time de azul para 2 x 1, mas para isso teve de esperar um longo tempo: a arbitragem de campo anulou gol por um suposto impedimento após um cruzamento na área. Seguido à demorada análise do VAR, o tento de desconto foi registrado.
Com os descontos enormes e cronometrados, quase em uma espécie de terceiro tempo de jogo, o Blooming chegou ao empate à uma hora e nove minutos do segundo tempo, com José Luís Sinisterra. Porém, sob o final do duelo que já havia excedido (por muito) a sua duração, Jonathan Cañete, no penúltimo minuto de acréscimo, colocou a bola na rede para dar o triunfo ao Palmaflor.
A situação chegou até ao presidente do país. Torcedor do clube vitorioso, Evo Morales reclamou da arbitragem que considerou 'suspeita': "Lamentamos e pedimos que revisem a atuação de árbitros que prolongam as partidas exageradamente. Não quiséramos pensar que procuravam fazer o nosso time perder", declarou em uma rede social.
O contexto da vitória gloriosa e histórica não se deve somente pelo enredo diferente e pela forte chuva na região do chaco boliviano. As equipes da cidade de Santa Cruz de La Sierra haviam se encontrado na última quinta-feira (9/3), pelas fases nacionais da Copa Sul-Americana, com uma goleada de 6 x 0 do Blooming. Com o triunfo, a equipe avança à fase de grupos e conhecerá seus rivais no dia 27 de março. Dos brasileiros classificados, não poderá enfrentar América-MG nem Goiás, por compartilhar o pote 3 com essas equipes.
Com o triunfo, o time local chega à terceira posição e está a quatro pontos do líder The Strongest, deixando os rivais no penúltimo lugar, apenas à frente do penalizado Jorge Wilstermann, com saldo negativo de duas unidades. Na publicação, o clube derrotado diz "se preparar para o que vem". Provocação ou não, provavelmente a preparação deve ser por acréscimos mais curtos em relação ao visto no último jogo.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima