Jornal Correio Braziliense

Liga Europa

Europa League define classificados para as quartas nesta quinta (16/3)

Jogos de volta das quartas de final contam com chaves empatadas, parelhas e outras praticamente definidas; confira como anda a competição

O caminho até Budapeste, na Hungria, sede da final da Liga Europa, conta com um percurso grande. Nesta quinta-feira (16/3), serão definidos os confrontos de volta das oitavas de final, bem como os classificados às quartas. Na sexta-feira (17/3), a etapa seguinte será sorteada junto da mesma fase da Liga dos Campeões.

Considerando as diferenças a partir dos placares da ida, apenas um duelo tem goleada no marcador agregado. Outros três confrontos têm dois gols de diferença, além de uma chave com vantagem mínima e as demais três empatadas, indicando o bom nível e a expectativa para mais um dia de jogos. Veja como cada confronto se encontra, após o marcador registrado na ida:

Após um elétrico empate em Portugal, o Arsenal busca manter a competitividade para seguir na competição. Para isso, contará com a força torcida londrina e com a boa fase em um Emirates Stadium lotado para receber o Sporting, que não teve a mesma chance no campo e nas arquibancadas do José Alvalade para sustentar um triunfo quando obteve a vantagem.

A Juventus tem de entrar alerta no gramado do Europa-Park Stadium, em Freiburg, contra o time da casa. Apesar de ter caído em Turim, na ida, os alemães mostram uma consistência maior, indicando um grau superior de dificuldade à Velha Senhora em relação à classificação contra os franceses do Nantes, no play-in.

Na cidade holandesa de Roterdã, o Shakhtar Donetsk deverá provar de sua resiliência ao dobro se quiser seguir a fazer história pelo seu país. Os ucranianos sofreram na ida para obter apenas um empate em Varsóvia, na Polônia, frente ao Feyenoord, tendo de encarar os neerlandeses, agora, em sua arena.

Quem terá a missão mais complicada nos duelos de volta será o Real Betis. Contrário ao que se podia imaginar, o time espanhol não pressionou e foi presa fácil (sobretudo no segundo tempo) para um Manchester United necessitado de reação em Old Trafford, na semana passada. O primeiro dos objetivos dos andaluzes será se despedir dignamente do torneio ao lado de sua torcida, no Estádio Benito Villamarín, em Sevilha, tendo como segundo plano remontar uma diferença de três gols.

Apagado no sul da Espanha na ida, o Fenerbahçe do técnico português Jorge Jesus precisa de uma resposta frente ao Sevilla no Estádio Sukru Saracoglu, em Istambul, na Turquia. Terá como alento a má atuação dos comandados pelo argentino Jorge Sampaoli como visitante na fase anterior, ao sofrer além da conta frente ao PSV, em Eindhoven, na Holanda.

Outro necessitado de fazer pressão em seu estádio é a Real Sociedad. No Anoeta, em San Sebastián, os bascos necessitam esquecer o azar e a pressão sofridas contra a Roma, no Estádio Olímpico da capital italiana. Os 2 x 0 dos Giallorossi vão demandar paciência para serem remontados, sobretudo para romper uma defesa montada por ninguém menos que José Mourinho.

Após um jogo cheio de gols no Alte Forsterei, o Union Berlim teve de correr contra o relógio e contra o prejuízo contra o aventureiro clube belga do Union Saint-Gilloise. Os 3 x 3 da ida são um apoio para a surpresa do campeonato, que mandará o jogo no Lotto Park, casa do rival Anderlecht, na Grande Bruxelas: trata-se do jogo mais importante da história do time.

A história da competição e do futebol se entrelaçam na final. Em homenagem ao lendário Ferenc Puskas, fez-se uma arena com seu nome na capital húngara. Por lá será uma decisão um pouco antes do duelo que vale a taça, onde o Ferencváros terá a missão de virar um placar de dois gols de diferença frente aos alemães do Bayer Leverkusen. Para isso, invocarão a energia do ídolo nacional em seu estádio.

Confira os horários dos jogos de volta das oitavas de final da Europa League, com os placares da ida:

14h45

Freiburg (ALE) x Juventus (ITA) - 0 x 1
Fenerbahçe (TUR) x Sevilla (ESP) - 0 x 2
Feyenoord (HOL) x Shakhtar Donetsk (UCR) - 1 x 1
Real Betis (ESP) x Manchester United (ING) - 1 x 4

17h

Arsenal (ING) x Sporting (POR) - 2 x 2
Union Saint-Gilloise (BEL) x Union Berlim (ALE) - 3 x 3
Real Sociedad (ESP) x Roma (ITA) - 0 x 2
Ferencváros (HUN) x Bayer Leverkusen (ALE) - 0 x 2

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima