O Comitê Olímpico do Brasil (COB) inicia um plano de capacitação e investimento nos atletas, nesta quarta-feira (15/3). O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de educação do órgão, abriu inscrições para diversos cursos gratuitos nas áreas de gestão esportiva, treinamento e carreira do atleta, com prazos médios e longos de participação. As inscrições podem ser feitas aqui.
Atletas, treinadores, gestores, e toda a comunidade esportiva podem se cadastrar acessando a página principal da pasta para participar do processo seletivo e concorrer às oportunidades de 2023. Com inscrições abertas até 31 de março estão os seguintes serviços: Núcleo de Atletas em Transição de Carreira, Curso Fundamentos da Administração Esportiva (FAE), em primeira e segunda edição, Curso Básico de Gestão para Treinadores (CBGT), também em duas edições, e Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE).
Até o fim do ano, outras opções também estão disponíveis para os mesmos públicos. O Núcleo de Atletas de Alto Rendimento, para bolsas de estudo, Núcleo de Jovens Atletas, Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO), para atletismo, ginástica artística, judô e natação, além do Programa Esporte Seguro (PES), ficarão abertos durante todo 2023.
Para o presidente da comissão nacional, Paulo Wanderley, a ação eleva o nível esportivo no país. “É fundamental formar pessoas que vão trabalhar na divulgação dos valores olímpicos, no desenvolvimento de atletas da base ao alto rendimento e na promoção do esporte. O Comitê Olímpico do Brasil entende que o investimento em capacitação faz a diferença no esporte e, por isso, investe cada vez mais em educação de qualidade”, afirma.
Outra iniciativa do COB será o oferecimento de bolsas de estudo integrais no Centro Universitário Estácio, através do Núcleo de Atletas de Alto Rendimento do Programa de Carreira do Atleta. O benefício será dado aos atletas que integraram a delegação brasileira nos Jogos Pan-americanos e Olímpicos. As inscrições para os atletas ainda no segundo semestre deste ano estarão abertas até o dia 1º de maio, pelo site do comitê.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima