Jornal Correio Braziliense

COPA DO MUNDO

Fifa define formato da Copa 2026: 12 grupos de quatro seleções e 104 jogos

Entidade ressuscita classificação por índice técnico e levará ao mata-mata os dois melhores de cada chave além dos oito melhores terceiros colocados na primeira edição com 48 países

A nova Copa do Mundo finalmente tem formato. Programada para ser disputada pela primeira vez por 48 países em 2026, no Canadá, Estados Unidos e no México, o torneio terá 12 grupos com quatro seleções. Os dois melhores de cada avançarão ao mata-mata. Oito melhores terceiros colocados também totalizando 32. A fase de mata-mata inicia na etapa de 16 avos seguida de oitavas, quartas, semifinais e a finalíssima. Antes, os quatro melhores disputaram sete partidas. Daqui a três anos, serão oito.

O plano anterior previa 16 chaves com três nações cada. As duas melhores passariam de fase totalizando 32 seleções. No entanto, alertas sobre o risco de arranjos em partidas com número ímpar de participantes obrigaram o presidente da Fifa, Gianni Infantino, a rever a ideia original. O martelo foi batido nesta terça, em Kigali, Ruanda, no continente africano, durante o encontro do Conselho da Fifa. A reunião é parte do Congresso da entidade máxima do futebol. O evento chancelará a reeleição do dirigente na quinta-feira. O mandato irá até 2027.

Com a definição do formato da Copa de 2026, a Fifa retoma um procedimento antigo que havia sido abolido. As edições de 1986, 1990 e 1994 do Mundial classificavam quatro times para as oitavas de final via índice técnico. À época, o torneio era disputado por 24 seleções repartidas em 6 grupos com quatro. Os dois melhores de cada e mais quatro terceiros colocados passavam de fase. Houve dois casos em que duas seleções classificadas na terceira posição chegaram à final. A Argentina em 1986, em um grupo que tinha Camarões, Romênia e União Soviética; e a Itália na versão de 1994. A Squadra Azzurra ficou atrás de México e Irlanda. A Argentina perdeu o título para a Alemanha e a Itália viu o Brasil conquistar o tetracampeonato.

A nova Copa do Mundo tem aumento de 16 jogos. Passa de 64, como aconteceu de 1998 a 2022, para 104 a partir de 2026. A mudança de planos obriga a Fifa a redistribuir a quantidade de duelos entre os três países sede. A previsão anterior era de 80 confrontos — 10 no México, 10 no Canadá e 60 nos Estados Unidos. Consequentemente, há possibilidade de ampliação na quantidade de sedes. No ano passado, o Comitê Organizador da Copa na América do Norte definiu 16 cidades: duas no Canadá, três no México e 11 nos Estados Unidos.

O sucesso da fase de grupos na Copa do Mundo do Catar, há três meses, também motivou o Conselho Técnico a rever o formato para 2026. A entidade não quis abrir mão da última rodada disputada simultaneamente na disputa por vagas ao mata-mata. Um dos grupos mais tensos e emocionantes foi o H, por exemplo. Portugal e Coreia do Sul se classificaram nos últimos instantes nos duelos contra Gana e Uruguai, respectivamente. Infantino ficou sensibilizado.

Em 2026, a Copa voltará a ser disputada tradicionalmente no meio do ano. Com isso, a Fifa projeta mais tempo de treino para as seleções. No Catar, os técnicos tiveram praticamente uma semana de pré-temporada antes da abertura do torneio. O evento foi realizado no meio do ano por causa do forte calor do país do Oriente Médio. O torneio será disputado no verão da América do Norte, provavelmente no período de 8 de junho a 3 de julho.

Entenda o novo formato

  • 48 países
  • Primeira fase: 48 seleções divididas em 12 grupos com 4 cada
  • Avançam ao mata-mata: 2 melhores de cada chave + 8 melhores terceiros colocados
  • Fase 16 avos: 32 seleções divididas em 16 confrontos em jogo único
  • Oitavas de final: 16 seleções divididas em 8 confrontos em jogo único
  • Quartas de final: 8 seleções divididas em 4 confrontos em jogo único
  • Semifinal: 4 seleções divididas em 2 confrontos em jogo único
  • Final
  • Total de partidas em 2026: 104

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

AFP - Real Madrid's French forward Karim Benzema (C) celebrates with the trophy at the end of the FIFA Club World Cup final football match between Spain's Real Madrid and Saudi Arabia's Al-Hilal at the Prince Moulay Abdellah Stadium in Rabat on February 11, 2023. - Real Madrid lifted the Club World Cup for a record fifth time with a pulsating 5-3 win over Al-Hilal. (Photo by Khaled DESOUKI / AFP)
Paul Ellis/AFP - Argentina's captain and forward #10 Lionel Messi lifts the FIFA World Cup Trophy as he celebrate with teammates winning the Qatar 2022 World Cup final football match between Argentina and France at Lusail Stadium in Lusail, north of Doha on December 18, 2022. (Photo by Paul ELLIS / AFP)
Raul Arboleda/AFP - EUA, Canadá e México sediarão o próximo torneio