A tensão são-paulina em campo nesta segunda-feira (13/3), no Allianz Parque, foi traduzida na eliminação no Campeonato Paulista. Favorito pela vaga à semifinal, tropeçou diante no Água Santa com o empate sem gols no tempo normal e deu esperanças ao time do Diadema na decisão por pênaltis. A derrota por 6 x 5 na marca da cal sacramentou a segunda despedida do Tricolor nas quartas de final em quatro anos.
Finalista na edição de 2022 e campeão na temporada anterior, o São Paulo não sustentou o enredo esperançoso por títulos e repetiu a dose de 2020. Naquela edição, a equipe do Morumbi foi derrotada por 3 x 2 para o Mirassol e se despediu precocemente do Campeonato Paulista. No revés diante do Água Santa, porém, sequer foi eficiente e balançou as redes. Deixou o torcedor no Allianz Parque com o grito de gol entalado na garganta.
A falta de pontaria prolongou o drama com a decisão por pênaltis. Alisson errou a segunda cobrança, mas o goleiro Rafael defendeu a quinta cobrança do Água Santa, com Gabriel Inocêncio, e deu sobrevida ao time de Diadema. Nas alternadas, porém, o São Paulo voltou a errar, com Méndez, e deu adeus ao sonho de mais um título do Campeonato Paulista.
"Frustração, é claro, a gente queria muito ser campeão. Sabíamos da dificuldade, precisávamos ter passado. A gente sai frustrado, pedimos desculpas ao torcedor. É sofrer essa derrota, mas a partir de amanhã é trabalhar. É um recomeço, sabemos do nosso potencial. Ainda tem muita coisa boa para vir, vamos fazer o nosso melhor", disse goleiro Rafael à TNT Sports, na saída do gramado.
Com o resultado, o São Paulo é o terceiro grande do estado a cair no torneio. Antes, o Santos ficou pelo caminho na primeira fase e o Corinthians também foi eliminado nos pênaltis ao ser derrotado por 7 x 6 para o Ituano em plena Neo Química Arena. O único vivo na competição é o atual campeão Palmeiras, que enfrentará o Ituano. Na outra chave, o Água Santa brigará com o Bragantino pela segunda vaga na decisão.
"Fizemos história, o grupo merece grandes coisas, desde o início o trabalho está sendo muito bem feito. Soubemos sofrer, fizemos um bom primeiro tempo e levamos para os pênaltis. Saímos vitoriosos daqui. Fui feliz na última batida e agora é comemorar", ressaltou o goleiro Ygor, do Água Santa.
Ficha técnica
SÃO PAULO 0 (5) - Rafael; Nathan, Beraldo, Alan Franco e Welington; Luan (Méndez), Nestor e Luciano; David (Pablo Maia), Rato (Caio Paulista) e Galoppo (Erison [Alisson]). Técnico: Rogério Ceni
Cartões amarelos: Luciano
ÁGUA SANTA 0 (6) - Ygor; Reginaldo, Rodrigo Sam, Didi e Joilson (Marcondes); Thiaguinho, Igor Henrique (Kadi) e Lucas Dias (Patrick Alan); Lucas Tocantins (Gabriel), Bruno Mezenga e Bruno Xavier (Patrick Brey). Técnico: Thiago Carpini
Cartões amarelos: Bruno Mezenga, Rodrigo Sam e Patrick Allan
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias.
Público e renda: 39.454 torcedores e R$ 3.277.089,00
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)