A competitividade dos campeonatos estaduais é um fator surpresa para as formações de todo o Brasil no começo de 2023. Como efeito desta realidade, alguns clubes que competirão na elite do futebol nacional nesta temporada já sofreram derrotas surpreendentes e a respectiva saída do torneio local, acendendo um alerta para o restante do ano.
Isso pode ser visto na prática, com quatro dos 20 concorrentes do próximo Brasileirão ficando pelo caminho antes das fases mais agudas da competição, em um índice de 20% de fracasso. A configuração do novo calendário permite uma agenda mais aberta a algumas das equipes que falham no objetivo de alcançar as finais em cada estado.
Levando em consideração os carrascos dos clubes da primeira divisão, pode-se ter o diagnóstico de um futebol muito mais acirrado jogado no país. Exemplo disso são os algozes de Botafogo e Coritiba, salvos os contextos diferentes, mas que foram responsáveis por eliminar os clubes da Série A: em 2023, Portuguesa e Cascavel jogam a Série D. Confira, agora, quais são estes clubes e as ocupações até o começo do Campeonato Brasileiro:
Botafogo — Copa do Brasil e Taça Rio
O time da Estrela Solitária, por ironia, não teve brilho na fase inicial do Carioca e ficou pelo caminho na última rodada, em um desfecho melancólico, instaurando uma crise em General Severiano. Como consolo, o time tem a disputa da Taça Rio, iniciando as semifinais, também ironicamente, contra a Portuguesa. Até o sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana, no próximo 27 de março, o Glorioso tem confronto importante pela copa nacional: recebe o Brasiliense nesta quarta-feira (15/3), no Estádio Nilton Santos, pela segunda fase. Em seguida, o time de Luís Castro encara o São Paulo, também em casa, na estreia da Série A.
Corinthians — Calendário vazio
A queda contra o Ituano teve maior efeito pelo buraco na constância das apresentações do alvinegro. Sem mais se apresentar no Paulistão, o time comandado por Fernando Lázaro aguarda pelos rivais na fase de grupos da Libertadores, com sorteio em 27 de março, antes da estreia pelo Brasileirão, no meio de abril, na Neo Química Arena, frente ao Cruzeiro.
Coritiba — Copa do Brasil
O Coxa procura se refazer após a queda no Campeonato Paranaense. O início pode se dar diante do Criciúma, fora de casa, no Estádio Heriberto Hülse, nesta terça-feira (14/3), pela copa nacional. Seguido à definição da sua presença na terceira etapa da competição, o alviverde terá tempo de sobra para pensar em como encarar o Flamengo, no Maracanã, pela primeira data na elite do futebol nacional.
Santos — Calendário vazio
Não fosse a classificação à terceira fase da Copa do Brasil diante do Iguatu, na última quinta-feira (9/3), o Peixe encararia uma sequência de 42 dias sem jogos. Passada a vitória sobre os cearenses, o foco atual, para além dos treinos, está na distante estreia pelo Campeonato Brasileiro, fora de casa, contra o Grêmio, dentro de um mês.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima