A Europa League começa a se afunilar. As 16 equipes restantes começaram nesta quinta-feira (9/3) as batalhas pelas oito vagas nas quartas de final, no longo caminho até a final, em Budapeste, na Hungria, tendo como característica a curta diferença nos marcadores. As partidas de volta já serão na próxima quinta-feira (16/3), sempre no mando de campo inverso das chaves: confira o melhor do dia de duelos.
Na partida da rodada, Sporting e Arsenal empataram no jogo da rodada, no José Alvalade, em Lisboa, pela abertura do primeiro horário de jogos, às 14h45. William Saliba abriu o marcador aos 22 minutos. A reação começou com o gol de empate aos 34, marcado por Gonçalo Inácio, e Paulinho consolidou a reviravolta com 10 da etapa final. Granit Xhaka precisou de sorte para empatar em bola desviada, aos 17. A tensão da partida, agora fica para a volta, com os Leões buscando surpreender em Londres.
A Roma teve dificuldades para construir um bom resultado frente à Real Sociedad, no Estádio Olímpico, na capital italiana. Stephan El Shaarawy abriu o marcador aos 13 minutos da primeira etapa e a marca foi ampliada por Marash Kumbulla, apenas a três minutos do relógio regulamentar se esgotar.
Ainda nas capitais, o Union Berlim empatou frente ao time belga do Union Saint-Gilloise, em duelo cheio de gols no Estádio Alte Foersterei. Victor Boniface abriu o placar aos 28 da etapa inicial. Josip Juranovic voltou a deixar sua marca no mata-mata e igualou as forças a três minutos do intervalo. Yorbe Vertessen colocou os belgas à frente mais uma vez, aos 13 do segundo tempo. Robin Knoche voltou a empatar, aos 24, com Boniface marcando o terceiro do time de Bruxelas três minutos depois. Com 44, Sven Michael deu números finais ao jogo.
No interior germânico, o Bayer Leverkusen confirmou o favoritismo e bateu o Ferencváros, na BayArena. Kerem Demirbay abriu a contagem para os leoninos, antes dos 10 minutos, e Edmond Tapsoba ampliou apenas aos 41 da etapa complementar, mostrando a dificuldade proposta pelos húngaros.
O Manchester United teve um alívio em sua crise após vencer contra o Real Betis, em Old Trafford, na Inglaterra, na partida mais esperada do segundo horário, a partir das 17h. Marcus Rashford abriu o marcador já com cinco minutos de jogo, com Ayoze Pérez empatando aos 32. Aos seis minutos depois do intervalo, Antony marcou um golaço para devolver a vantagem aos Red Devils. Bruno Fernandes ampliou, aos 12, e Wout Weghorst fechou a conta favorável aos ingleses na marca dos 37.
A Juventus não voltou a decepcionar em casa e superou o Freiburg, no Allianz Stadium, em Turim. Artilheiro da Velha Senhora na competição, com quatro gols, Ángel Di María abriu o marcador aos oito minutos da etapa final. Por sorte, o gol anulado que teve a formação alemã salvou a noite dos italianos, mais difícil do que o esperado.
No confronto entre Jorge Sampaoli e Jorge Jesus, o técnico argentino levou a melhor. No Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, a vitória foi do Sevilla sobre o Fenerbahçe. Joan Jordán teve sorte ao testar de fora da área e abrir o placar aos 11 minutos do tempo final. Erik Lamela liquidou a fatura aos 40 para dar uma diferença mais confortável. A partida, digna da tensão dos treinadores, promete uma volta aberta para a Turquia, que teve gratidão da torcida visitante pelo suporte dos espanhóis após o terremoto na fronteira com a Síria.
Fechando o dia, o Shakhtar Donetsk empatou com o Feyenoord em Varsóvia, na Polônia, com mando dos ucranianos. Após longa fase defensiva, Yaroslav Rakitskiy abriu aos 34 minutos da etapa complementar para os mandantes. Apenas aos 43 da etapa final veio o empate dos holandeses, após cabeçada de Ezequiel Bullalde.
Confira os resultados de ida das oitavas de final da Europa League:
Sporting (POR) 2 x 2 Arsenal (ING)
Roma (ITA) 2 x 0 Real Sociedad (ESP)
Union Berlim (ALE) 3 x 3 Union Saint-Gilloise (BEL)
Bayer Leverkusen (ALE) 2 x 0 Ferencváros (HUN)
Manchester United (ING) 4 x 1 Real Betis (ESP)
Juventus (ITA) 1 x 0 Freiburg (ALE)
Sevilla (ESP) 2 x 0 Fenerbahçe (TUR)
Shakhtar Donetsk (UCR) 1 x 1 Feyenoord (HOL)
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima