Após anos de agonia e temporadas decepcionantes, o Milan, enfim, voltou a ganhar projeção no cenário de ponta do futebol europeu. Nesta quarta-feira (8/3), na partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, o time italiano segurou o 0 x 0 contra o Tottenham, no Hotspur Stadium, em Londres, e garantiu a classificação para a etapa de quartas de final. A vaga quebra, ainda, uma longa sina fora dos oito melhores clubes do Velho Continente.
Sete vezes campeões da Europa, os Rossoneri atravessavam uma fase ruim na Liga dos Campeões. A última participação nas quartas de final da competição, por exemplo, foi na longínqua temporada 2011/2012. Na ocasião, os milaneses foram eliminados pelo Barcelona. A queda, entretanto, foi irrelevante perto do desempenho ruim nos anos seguintes. O Milan jogou o torneio apenas outras duas vezes (2012/2013 e 2014/2015), mas não passou das oitavas.
Depois disso, os italianos sofreram com a perda de hegemonia local e enfrentaram um jejum de sete anos sem, ao menos, disputarem o título mais prestigiado da Europa. Mesmo longe do hall de favoritos para a conquista da Orelhuda, o retorno valeu ao Milan a quebra da longa sina sem ser protagonista na Europa. Com o empate sem gols em Londres, a vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões foi confirmada graças à vitória por 1 x 0, no San Siro, na partida de ida.
A expectativa era de pressão do Tottenham em busca da reversão do resultado negativo em solo italiano. Porém, o primeiro tempo na casa dos ingleses teve equilíbrio e poucas chances concretas de gol. Bem armado defensivamente, o Milan sofreu teve um início de partida mais propositivo e ocupou bem os espaços de campo, sem dar margem para o adversário criar lances de perigo iminente. O goleiro Mike Maignan, por exemplo, não trabalhou nos 45 minutos iniciais.
O enredo foi parecido na etapa final. Conforme o tempo avançava, a torcida do Tottenham tentava impor força através do grito, mas o time não conseguia responder em campo. Maignan começou a ter trabalho aos 18 minutos, quando parou chute de Höjbjerg. A situação dos Spurs de complicou aos 30, quando Cristian Romero foi expulso. Com a vantagem numérica, o Milan prendeu a bola. Nos acréscimos, Maignan fez a intervação mais importante quando pegou cabeceio de Kane. Origi colocou uma bola na trave, mas os italianos não precisaram do lance para se classificarem.
Classificado, o Milan vai esperar alguns dias para conhecer o próximo adversário na Liga dos Campeões. A Uefa, entidade responsável pela organização do torneio europeu, marcou o sorteio do chaveamento para 17 de março. Além dos italianos, o Bayern de Munique, o Chelsea e o Benfica estão com vagas garantidas nas quartas de final. Real Madrid x Liverpool, Internazionale x Porto, Napoli x Eintracht Frankfurt e Manchester City e Leipzig jogam na próxima semana para definirem todas as vagas.