Após três Copas do Mundo sem convocados, o Distrito Federal volta a ter esperança de contar com um representante, em 2026. Nascido em Ceilândia, o zagueiro Robert Renan, hoje no Zenit, da Rússia, chega ao ponto mais alto da carreira ao ser convocado pela seleção principal, nesta sexta-feira (3/3), pelo técnico Ramon Menezes, para o amistoso contra o Marrocos, no próximo dia 25.
O próprio treinador tem confiança no jogador, após este carregar a braçadeira de capitão no título do Brasil no Sul-Americano Sub-20, na Colômbia. Com 18 anos, o atleta passa por uma grande ascensão até chegar a representar com a camisa verde-amarela. Há cinco anos foi quando o mesmo deixou a família para lutar por seu sonho. A partir do time mineiro do Novo Horizonte, o passo a passo do sólido jogador ao passar por Novorizontino e até chegar ao Corinthians foi mera questão de tempo.
A saída do futebol brasileiro foi uma movimentação arriscada pelo alvinegro paulista e em certo ponto contestada, até mesmo por parte da torcida. Robert esteve envolvido em um pacote oferecido ao atual time do defensor, em troca pelo atacante Yuri Alberto, e há menos de um ano partir para São Petersburgo.
Há um ano e meio, veio a primeira oportunidade na Seleção Brasileira de base, ao ser chamado para o sub-18. Com a continuidade nas canteiras da Canarinha e com o título recente, o zagueiro nascido no Distrito Federal se soma ao goleiro Mycael, ao lateral Arthur, ao volante Andrey Santos e ao atacante Vitor Roque, na safra que ascendeu à primeira formação brasileira.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima