FUTEBOL INTERNACIONAL

Fifa tira Mundial Sub-20 da Indonésia e procura nova sede para o torneio

Entidade máxima do futebol anunciou a decisão em comunicado divulgado nesta quinta-feira (29/3). Tensão do país sede com Israel foi uma das causas da troca repentina

Danilo Queiroz
postado em 29/03/2023 17:00 / atualizado em 29/03/2023 17:04
 (crédito: Divulgação/Fifa)
(crédito: Divulgação/Fifa)

Uma mudança inesperada sacudiu os bastidores das categorias de base a nível mundial. Em comunicado publicado na tarde desta quarta-feira (29/3), a Federação Internacional de Futebol (Fifa) informou a decisão de retirar a Copa do Mundo Sub-20 da Indonésia. Na visão da entidade, o país asiático não estava pronto para a competição. Porém, questões políticas também motivaram a troca. Com início em 20 de maio, os organizadores correm contra o tempo em busca de uma nova sede para a competição.

A escolha por não realizar o Mundial Sub-20 na Indonésia foi ratificada em reunião entre os presidentes da Fifa, Gianni Infantino, e da Associação de Futebol da Indonésia (PSSI), Erick Thohir. Um detalhe importante na decisão foi a resistência de autoridades indonésias de receber a seleção de Israel. Os anfitriões não têm relações diplomáticas formais com os israelenses. Recentemente, foram realizados protestos contra a presença do país entre os 24 participantes. 

No comunicado de distrato, a Fifa deixou em aberto a possibilidade de aplicar sanções administrativas contra a federação da Indonésia. "A Fifa gostaria de destacar que, apesar desta decisão, continua empenhada em ajudar ativamente o PSSI, em estreita cooperação e com o apoio do governo do presidente Widodo, no processo de transformação do futebol indonésio após a tragédia ocorrida em outubro de 2022 (quando um tumulto em um estádio do país deixou 125 mortos e 323 feridos)", diz o texto.

A entidade prometeu, ainda, divulgar o novo anfitrião da Copa do Mundo Sub-20 "o mais rápido possível". A intenção da Fifa é não alterar as datas da competição. A grande decisão, por exemplo, está marcada para 11 de junho. Campeã do Sul-Americano da categoria em fevereiro, a Seleção Brasileira é uma das equipes garantidas na competição. Colômbia, Equador e Uruguai são os outros representantes da América do Sul em busca do título. Em 2019, a Ucrânia levantou a taça.

Inicialmente, o torneio seria realizado em 2021, mas foi cancelado devido ao avanço da pandemia de covid-19. Em 2019, quando a Fifa abriu o processo seletivo da sede do torneio, o Brasil se colocou na corrida para receber as seleções de base. Entretanto, a entidade máxima do futebol mundial optou pela Indonésia, em detrimento às candidaturas brasileira, do trio formado por Arábia Saudita, Bahrein e Emirados Árabes Unidos, da dupla Birmânia e Tailândia e do Peru.

Veja, na íntegra, o comunicado da Fifa

Após a reunião de hoje entre o presidente da FIFA, Gianni Infantino, e o presidente da Associação de Futebol da Indonésia (PSSI), Erick Thohir, a FIFA decidiu, devido às circunstâncias atuais, remover a Indonésia como sede da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2023™. Um novo anfitrião será anunciado o mais rápido possível, com as datas do torneio permanecendo inalteradas. Sanções potenciais contra o PSSI também podem ser decididas em um estágio posterior.

A FIFA gostaria de destacar que, apesar desta decisão, continua empenhada em ajudar ativamente o PSSI, em estreita cooperação e com o apoio do governo do presidente Widodo, no processo de transformação do futebol indonésio após a tragédia ocorrida em outubro de 2022. Membros da equipe da FIFA continuará presente na Indonésia nos próximos meses e fornecerá a assistência necessária ao PSSI, sob a liderança do presidente Thohir.

Uma nova reunião entre o presidente da FIFA e o presidente da PSSI para mais discussões será agendada em breve.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE