O Brasil tem motivos de sobra para sorrir e se orgulhar com as conquistas nas diferentes modalidades que fazem parte do programa olímpico dos Jogos Paris-2024. O último final de semana foi mais um repleto de pódios em competições internacionais. Dos ringues aos tatames e das areias às pistas, a bandeira verde-amarela segue tremulando e indicando um futuro promissor para novas disputas.
Um dos feitos mais importantes do final de semana do Brasil nos esportes do programa olímpico foi o título de Beatriz Ferreira no peso leve (60kg) do Mundial de Boxe, em Nova Delhi, na Índia. A baiana de 30 anos foi imbatível na principal competição da modalidade e conquistou o segundo título da categoria. Ao bater a colombiana Angie Valdez, Bia repetiu 2019 e alcançou a marca de 36 pódios em 37 torneios internacionais.
Bia Ferreira se tornou a primeira brasileira ser bicampeã mundial de boxe, a conquistar três medalhas mundiais e alcançar três finais — todas de forma consecutiva. A campanha na Índia também foi a melhor da história do Brasil no torneio, com o bronze de Bárbara Santos na categoria médio-ligeiro (70kg).
Prata no vôlei de praia
As areias mexicanas testemunharam mais um pódio do Brasil no Circuito Mundial de Vôlei de Praia. No último domingo (26/3), Duda e Ana Patrícia conquistaram a medalha de prata na etapa de Tepic. A campanha de segundo lugar, atrás apenas da dupla norte-americana Hughes e Chen, manteve as brasileiras na liderança do ranking internacional.
Bronze no Grand Slam de judô
Nos tatames, o Brasil ficou com o bronze após disputa caseira. No duelo pela categoria meio-pesado (até 100kg), Rafael Buzacarini venceu Leonardo Gonçalves e faturou a única medalha do Brasil no Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia. A Seleção também garantiu os quintos lugares de Jéssica Lima e Rafaela Silva, ambas do peso leve (até 57kg). Na próxima semana, a delegação disputará o Grand Slam de Antalya, na Turquia.
Caio Bonfim é segundo na Eslováquia
O sábado (25/3) teve a medalha de prata do brasiliense Caio Bonfim nos 35 km da 42ª edição do Dudince 50 de Marcha Atlética. Com a marca de 2h27min30s, ele garantiu o índice para o Mundial de Budapeste, em agosto. O mexicano José Luís Doctor venceu a prova com 2h26min37s. O chinês Lihong Cui completou o pódio com o tempo de 2h29min. Na disputa feminina, a pernambucana Érica Sena competiu pela primeira vez após o nascimento do filho e ficou o quinto lugar, com o 2h47min59s e também garantiu a qualificação para o Mundial da Hungria.
Dobradinha no hipismo
Pedro Veniss e Carlos Eduardo Ribas fizeram a festa e dobradinha do Brasil no Andaluzia Sunshine Tour de Hipismo, na Espanha. Na prova de 1.45m, Veniss garantiu a medalha e ouro, enquanto Ribas teve o segunda melhor desempenho e faturou a prata. Apesar do torneio não fazer parte dos principais do Circuito Mundial, foi um feito e tanto para dupla, que superou outros 78 cavaleiros.
É OUROOOO! É PRAAAATA! ????????????
— Time Brasil (@timebrasil) March 26, 2023
É dobradinha brasileira no Andaluzia Sunshine Tour de hipismo ????????
Vitória de Pedro Veniss e 2° lugar para Kaká Ribas, na prova de 1.45m
Grande resultado da dupla, que superou outros 78 cavaleiros ???? pic.twitter.com/gsfXbyr4LZ
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.