FUTEBOL ALEMÃO

Sétima mudança pós-Guardiola: Bayern vira máquina de triturar técnicos

Clube alemão surpreende ao demitir Julian Nagelsmann e contrata Thomas Tuchel. Nenhum profissional ficou mais de duas temporadas no cargo desde o fim da Era Guardiola

Marcos Paulo Lima
postado em 23/03/2023 22:36 / atualizado em 23/03/2023 22:36
Julian Nagelsmann começou a ser fritado depois da derrota par a o Bayer Leverkusen no fim de semana -  (crédito: CHRISTOF STACHE)
Julian Nagelsmann começou a ser fritado depois da derrota par a o Bayer Leverkusen no fim de semana - (crédito: CHRISTOF STACHE)

Adversário do Manchester City nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, o Bayern de Munique será comandado pelo sétimo técnico diferente depois do fim da era Pep Guardiola. O clube bávaro surpreendeu o mundo da bola ao demitir Julian Nagelsmann nesta quinta e acertar com Thomas Tuchel, campeão continental pelo Chelsea em 2021.

Pep Guardiola é o último técnico a permanecer três temporadas no Bayern de Munique. O catalão comandou o time no período de 2013 a 2016. Depois da transferência dele para o Manchester City, apenas Hansi Flick conseguiu emplacar duas temporadas consecutivas no cargo. Em 2019/2020, levou o time ao título da Liga dos Campeões contra o PSG.

Alvo da CBF para a Seleção, o italiano Carlo Ancelotti passou uma temporada no Bayern. Tempo suficiente para conquistar o Campeonato Alemão, o último dos cinco títulos nas principais ligas nacionais que faltavam no currículo dele. Ganhou também duas supercopas. Ancelotti perdeu o emprego depois da eliminação diante do PSG na Liga dos Campeões.

O francês Willy Sagnol assumiu o cargo interinamente. Jupp Heynckes assumiu na tentativa de apagar incêndio. Conquistou o Campeonato Alemão e comandou a transição até a chegada de Niko Kovac na temporada de 2017/2018.

A passagem do croata pelo clube durou pouco. Kovac ganhou a Bundesliga, a Copa da Alemanha e a Supercopa, mas não resistiu a uma goleada por 5 x 1 para o Eintracht Frankfurt. O maior vexame em 10 anos levou a cúpula a demiti-lo, em novembro de 2019.

Assistente de Joachim Löw na seleção da Alemanha na conquista do tetra no Brasil, em 2014, Hansi Flick protagonizou a última grande era vitoriosa do clube. Ganhou a Liga dos Campeões contra o PSG durante a pandemia na bolha de Lisboa. Empilhou também dois troféus da Bundesliga, uma Copa da Alemanha, duas Supercopas e um Mundial de Clubes. Ele só deixou o cargo para suceder justamente Löw à frente da Alemanha após a Eurocopa.

Julian Nagelsmann assumiu o Bayern em 1º de julho de 2021. Levou o time aos títulos do Campeonato Alemão e a duas conquistas da Supercopa. O time dele era o mais admirado na Liga dos Campeões da Europa depois de desbancar o PSG nas oitavas de final. Cotado para enfrentar o Manchester City de Pep Guardiola de igual para igual nas quartas de final, Nagelsmann começou a balançar depois da derrota por 2 x 1 para o Bayern Leverkusen no último fim de semana. O Borussia Dortmund assumiu a liderança com um ponto à frente.

O resultado abriu uma crise no Bayern. "Isso não é o Bayern. Fomos dominados por um um time que havia acabado de jogar na quinta-feira. Poucas vezes experimentei tão pouca pulsação, tão pouca mentalidade, tão pouca assertividade”, criticou o ex-jogador e membro do Conselho Administrativo, Hasan Salihamidzic. A troca passou a ser questão de tempo.

Adversários na final da Liga dos Campeões em 2021, no Porto, Thomas Tuchel e Pep Guardiola terão uma espécie de revanche nas quartas do torneio europeu. Quem avançar conquistará o direito de duelar com o atual campeão Real Madrid ou Chelsea, justamente o clube que deixou Tuchel desempregado até surgir a proposta do Bayern de Munique.

 

Os técnicos pós-Guardiola

Carlo Ancelotti: 1/7/2016 - 28/9/2017

Willy Sagnol (interino): 29/9/2017 - 8/10/2017

Jupp Heynckes: 9/10/2017 - 1/7/2018

Niko Kovac: 1/7/2018 - 3/11/2019

Hansi Flick: 3/11/2019 - 30/6/2021

Julian Nagelsmann: 1/7/2021 - 23/3/2023

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE