A última rodada da Copa do Nordeste nesta quarta-feira consolidou a boa fase do futebol cearense e o drama do baiano. Pela primeira na história do torneio inaugurado em 1994, o mata-mata não terá representantes da Boa Terra. Atlético, Bahia e Vitória encerraram a primeira fase fora do G-4 — a zona de acesso à etapa eliminatória da competição. Em contrapartida, o estado do Ceará avançou em massa com Ceará, Fortaleza e Ferroviário. Pernambuco emplacou Náutico e Sport. Alagoas chancelou o CRB, o Rio Grande do Norte aposta no ABC e Sergipe, no time homônimo. A próxima fase será disputada neste fim de semana em jogo único. As semifinais estão reservadas para 28 ou 29 de março e as finais em 19 de abril e 3 de maio.
No fim de semana, o Sport receberá o CRB. Quem avançar terá pela frente ABC ou Náutico. Do outro lado, o Ceará encara o Sergipe. O sobrevivente duelará com o remanescente do clássico entre o atual campeão Fortaleza e o rival Ferroviário. Dos nove campeões do torneio, apenas três avançaram: Sport, Ceará e Fortalea.
O desfecho dos baianos não chega a ser novidade. Na temporada passada, Bahia e Vitória não se classificaram para o mata-mata da Copa do Nordeste. O estado foi salvo pela presença do Atlético de Alagoinhas. A temporada passada do Campeonato Baiano mostrou um outro sintoma da crise. Pela primeira vez, a capital Salvador não teve time entre os quatro melhores do Estadual. A disputa pelo título se restringiu a Bahia de Feira, Atlético de Alagoinhas, Barcelona de Ilhéus e Jacuipense. O Atlético de Alagoinhas conquistou o troféu.
Nesta edição da Copa do Nordeste, o Atlético encerrou o Grupo A em sexto lugar e o Vitória na sétima colocação. Turbinado pelo Grupo City, o Bahia sofreu com a fase de adaptação à era SAF e concluiu a etapa na sexta colocação. Curiosamente, Bahia e Vitória são recordistas de títulos no torneio. Ambos ostentam tetracampeonatos na Lampions League.
Dividido entre o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste e a Pré-Libertadores, o favorito Fortaleza terminou a fase de grupos em segundo lugar atrás do Sport. A consequência dessa derrapada é a possibilidade de uma semifinal contra o arquirrival Ceará. Do outro lado, o chaveamento encaminha um clássico pernambucano entre Náutico e Sport por vaga à final.
A presença de três ossos duros de roer nas quartas de final merece respeito. O ABC eliminou o Vasco da Copa do Brasil dentro de São Januário. O maior inimigo do time potiguar é a gravíssima crise de segurança no Rio Grande do Norte. O Sergipe fez jogo duríssimo com o Botafogo na Copa do Brasil, foi prejudicado pelos acréscimos no segundo tempo e pode surpreender. O CRB jogará a terceira fase do mata-mata nacional. O Ferroviário avançou em terceiro lugar no Grupo A.
COPA DO NORDESTE
Última rodada
Bahia 3 x 0 CRB
Ceará 1 x 0 Atlético-BA
Sergipe 2 x 2 Sampaio Corrêa
ABC 3 x 0 Fluminense-PI
Santa Cruz 0 x 4 Fortaleza
Campinense 2 x 1 Vitória
CSA 1 x 3 Sport
Náutico 3 x 2 Ferroviário
Quartas de final (jogo único)
Sport x CRB
ABC x Náutico
Ceará x Sergipe
Fortaleza x Ferroviário
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.