FUTEBOL NACIONAL

1ª Data-Fifa de 2023 oferece "parada técnica" para maioria dos estaduais

Na semana da primeira Data-Fifa de 2023, maioria dos estaduais dão folga e oferecem dias livres para os clubes da Série A treinarem. Mas nem todos serão agraciados. Alguns vão ter que seguir a rotina intensa de jogos

Danilo Queiroz
postado em 21/03/2023 06:00
 (crédito: Raul Baretta/Santos)
(crédito: Raul Baretta/Santos)

Ter um tempo exclusivo para treinamentos é um artigo bastante raro no futebol brasileiro. Na maior parte da temporada, os clubes precisam conciliar vários torneios simultâneos e, ainda, entregar bom desempenho nas partidas. Porém, 2023 promete ser diferente. Na primeira Data-Fifa do ano, a maioria dos torneios estaduais vai dar uma pausa e as equipes terão tempo para focarem apenas na evolução. Entretanto, nem todos estão sendo beneficiados.

Dos 20 clubes integrantes da Série A do Campeonato Brasileiro, com início previsto para 14 e 15 de abril, 12 ganharam um importante respiro e não tem jogos marcados no calendário por, pelo menos, duas semanas. No período, times como Flamengo, Athletico, Fluminense, Atlético-MG, Palmeiras e Bragantino vão recarregar as baterias visando a continuidade da temporada, que ainda reserva torneios como Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Libertadores.

O Flamengo, por exemplo, enfrentou uma maratona ingrata com vices campeonatos da Recopa e da Sul-Americana, além da eliminação no Mundial. Agora, poderá dar tempo para Vítor Pereira aprimorar o time antes da final do Carioca contra o organizado Fluminense de Fernando Diniz. Outro em grande fase, o Palmeiras vai aproveitar a pausa para buscar os aguardados reforços de Abel Ferreira. O Atlético-MG passou por uma sequência pesada até entrar na fase de grupos da Libertadores. Agora, terá merecido descanso.

A sombra e água fresca, porém, não é para todos. Mesmo com a pausa programada para os jogos da seleções, vários clubes brasileiros vão seguir em atividade intensa. Com copas regionais, o Nordeste e o Centro-Oeste não planejam descanso. Se seguirem avançando nos torneios caseiros, Bahia, Cuiabá, Fortaleza e Goiás vão ter decisões em sequência até o início do Brasileirão. O Leão e o Esmeraldino, por exemplo, podem ter até cinco jogos enquanto a maioria dos outros descansa. Eliminado na Copa do Nordeste, o Bahia deve ganhar nove dias quando abril começar.

Intertemporada

Se alguns sequer vão parar, a folga inesperada no início do ano de outros virou uma espécie de intertemporada. Eliminados precocemente nos estaduais, Santos, Coritiba, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Vasco usufruem de mais de 20 dias livres. A Raposa, por exemplo, vai usar a parada técnica obrigatória para se reformular sobre um novo comando. Após a saída do técnico Paulo Pezzolano, o time celeste anunciou, ontem, o português Pepa. O novo comandante vai ter tempo de sobra para trabalhar.

No Cruzmaltino, Maurício Barbieri foi outro a ganhar alguns dias extras para entrosar a equipe. Coritiba e Corinthians vão, até mesmo, se enfrentar em um amistoso. Tempo de sobra (e importante) na tentativa de ganhar fôlego extra para uma sequência melhor em 2023

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE