PAULISTÃO

Quem é o Água Santa, adversário do Palmeiras na final do Paulistão

Algoz de São Paulo e Bragantino, Netuno saiu da várzea à final do estadual paulista em apenas 10 anos. Clube de Diadema tem histórico de acessos seguidos e hino diferentão com mistura funk/gospel interpretado por Naldo Benny e Thalles Roberto

Danilo Queiroz
postado em 20/03/2023 23:20 / atualizado em 21/03/2023 11:17
 (crédito: Abner Dourado/Água Santa)
(crédito: Abner Dourado/Água Santa)

O Campeonato Paulista voltou a ter um finalista inédito depois de sete anos. Grande sensação do futebol de São Paulo neste ano, o Água Santa protagonizou mais um milagre na noite desta segunda-feira (20/3). Na Vila Belmiro, o time do município de Diadema derrubou mais um favorito e despachou o Red Bull Bragantino e igualou feitos protagonizados recentemente por clubes como o Audax (2016), Santo André (2010), São Caetano (2004), Paulista (2004), Ituano (2002) e Botafogo-SP (2001).

Conhecida popularmente como Netuno, a equipe é, literalmente, um time com ascensão a partir da várzea. Fundado no Jardim Eldorado, na rua Água Santa, o clube ganhou projeção no futebol amador da região de Diadema. As conquistas nos torneios fizeram o clube acumular fãs locais. A decisão pela profissionalização definitiva veio apenas em 2013, quando a equipe disputou e conquistou o acesso na Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

A caminhada até o momento de surpreender times como São Paulo e Bragantino na elite passou por alguns acessos em sequência: subiu da Série A3 para a A2 em 2014 e subiu mais um degrau na temporada seguinte, chegando na elite estadual em 2016 e vencendo equipes como o Palmeiras. Apesar do bom início, o Netuno não manteve o ímpeto e amargou o rebaixamento na mesma temporada. O Água Santa voltou outra vez em 2020, quando novamente caiu.

De volta em 2022, o clube se organizou para permanecer de vez e foi recompensado, neste ano, com a melhor temporada em desempenho na curta trajetória pós-profissionalização. Na primeira fase do Paulistão, o Água Santa avançou com a quinta melhor campanha geral, pontuando mais do que Corinthians e Santos. No papel de azarão, o Netuno ganhou muita moral quando despachou o São Paulo, nos pênaltis, em pleno Estádio do Morumbi.

O feito garantiu ao Água Santa o primeiro calendário a nível nacional. Em 2024, o Netuno vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. As conquistas, inclusive, fizeram o clube tomar a curiosa decisão de desativar o departamento profissional por oito meses. No segundo semestre, o Netuno disputaria apenas a Copa Paulista, mas desistiu pelo fato de o torneio dar vaga nas mesmas competições nas quais está garantido no próximo ano.

Como se não bastasse, o clube do interior paulista ampliou a façanha na Vila Belmiro. O Bragantino até tentou espantar a zebra ao sair na frente com gol de Alerrandro nos primeiros minutos da partida. Na etapa final, o Água Santa aproveitou trapalhada do goleiro Cleiton e empatou. Nos pênaltis, o Netuno colocou o nome na história do Paulistão. O goleiro Ygor pegou duas cobranças e viabilizou a vitória do time de Diadema, por 4 x 2, e a inédita classificação à final.

Essa Água é Santa

Com chances de ser entoado em uma hipotética conquista de título do Paulista, até mesmo o hino do Água Santa carrega uma curiosidade: o cantor Naldo Benny é um dos compositores e interprete da canção. Apesar de nunca ter ido ao município de Diadema, o artista carioca do hit "Amor de Chocolate" aceitou o convite de Thalles Roberto, músico gospel, e participou da criação. Para a música tocar no lugar mais alto do pódio, porém, há um novo desafio: bater o imponente Palmeiras na inédita final.

Ouça o hino do Água Santa

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE