Embora tenha perdido o brilho com o passar dos anos, os campeonatos estaduais ainda são importantes para os clubes brasileiros e, sobretudo, para os torcedores. Tudo bem que algumas disputas não empolgam desde o início. Porém, com os desenvolvimentos, aos poucos, os holofotes da relevância começam a ser acessos nos torneios domésticos. As definições das fases finais comprovam isso. Das 27 competições espalhadas de norte a sul do país, mais da metade testemunha as emoções das decisões pelo troféu ou semifinais. No esquenta para as decisões, o Correio mostra, a seguir, o panorama dos gramados nacionais.
Após o último final de semana, seis estaduais conheceram os finalistas das edições de 2023. No Rio de Janeiro, mais uma vez, haverá clássico. Campeão da Taça Guanabara, o Fluminense enfrentará o Flamengo na decisão pelo topo do estado. O avanço rubro-negro foi confirmado com a vitória sobre o Vasco, ontem, no Estádio Maracanã (leia mais na página 20). Nos campos de Minas Gerais, a rivalidade também será a tônica. Maior campeão mineiro, com 47 canecos, o Atlético terá o América pela frente.
Considerado o estadual mais forte do país, o Campeonato Paulista terá apenas um grande na decisão. O Palmeiras confirmou o favoritismo e o protagonismo diante do Ituano, ontem, e garantiu a presença na quarta final consecutivo no torneio doméstico. O adversário será definido hoje, após o confronto entre Água Santa e Bragantino. Subindo no mapa, o Bahia está de volta à finalíssima e enfrentará o Jacuipense. O Tricolor quer encerrar o jejum de dois anos sem troféus locais. No Ceará, o Clássico-Rei, entre Ceará e Fortaleza, ditará as regras do estado.
Hoje também é o dia do Campeonato Goiano conhecer o segundo postulante ao troféu local. Ontem, o Atlético-GO venceu a Aparecidense por 2 x 0 e segue vivo no sonho pelo segundo título consecutivo. O adversário pela conquista sairá do duelo entre Goiás e Anápolis, às 19h, na Serrinha, em Goiânia. O Alagoano está em fase de afunilamento. ASA e CRB despacharam Murici e Coruripe, respectivamente, e se encontrarão na final a ser disputada em dois jogos.
Oito torneios estão no último ato antes da decisão. As semifinais são as tônicas no Gaúcho, Paranaense, Tocantinense, Paraibano, Amazonense, Potiguar, Mato-grossense e no Distrito Federal. Nos gramados da capital federal, inclusive, haverá um finalista inédito e, consequentemente, chance de um novo campeão. Dono regente dos campos do DF, o Brasiliense enfrenta o Capital, enquanto Paranoá e Real Brasília brigam pela outra vaga.
Dos 27 torneios espalhados pelo Brasil, apenas o Amapaense não tem bola rolando. O apito inicial está previsto para 6 de maio. Seis competições ainda estão na primeira fase (Acreano, Paraense, Roraimense, Rondoniense, Pernambucano e Piauiense). Três observam os desdobramentos das quartas de final, casos de Santa Catarina, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
*Estagiário sob a supervisão de Victor Parrini
Saiba Mais
- Cidades DF Condutor de barco abusa de criança de 4 anos em passeio no Lago Sul
- Esportes Técnico do Cruzeiro, Pezzolano anuncia saída 9 meses antes de fim do contrato
- Cidades DF Gestantes e puérperas podem receber vacina bivalente, nesta segunda-feira
- Diversão e Arte BBB 23: Tadeu anuncia repescagem de dois eliminados escolhidos pelo público
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.