Liga dos Campeões

Champions: Real Madrid assegura vantagem e avança sobre o Liverpool

Merengues cadenciam a posse de bola em meio a um ritmo veloz imposto pelos britânicos e se garantem nas quartas

Paulo Martins*
postado em 15/03/2023 18:56
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Os duelos de copas têm a interessante máxima de classificação através de uma vitória e um empate. Baseado nesta teoria e conservando a qualidade, o Real Madrid teve interessante exibição diante do Liverpool, nesta quarta-feira (15/3), e tinha interesse em manter o zero no placar, mas conseguiu vencer por 1 x 0. O resultado no Estádio Santiago Bernabéu foi suficiente e sobrado para o avanço no certame.

Não somente os locais tiveram uma interessante gerência em meio à luta brava e digna de reconhecimento dos ingleses, mas mantiveram foco na conservação da posse de bola, primordial para serem superiores ao nervoso adversário e liquidar a fatura. A solidez e a eficácia sempre impressionantes dos merengues mantém o favoritismo do atual campeão europeu na tentativa de mais um título.

O jogo

Com a manutenção do ritmo, os merengues não se importaram com a enorme vantagem e continuaram a atacar, tendo três escanteios em dez minutos. Entretanto, houve espaço para o contra-ataque e foi justamente esse o meio pelo qual os Reds chegaram com perigo pela primeira vez, com chute de Darwin Núñez, defendido por Thibaut Courtois aos seis minutos.

Aos 13, foi a vez de Alisson aparecer: após toque de cabeça de David Alaba para perto da trave esquerda do goleiro, Vinicius Junior desviou e parou no toque milagroso do gaúcho. Com 19, o mesmo teve de intervir mais uma vez após chute de Eduardo Camavinga de fora da área, contando com o travessão para evitar o gol mais uma vez.

Ainda que a pressão inglesa fosse boa, a efetividade dos madridistas com a bola era algo imparável. Luka Modric foi mais um a tentar balançar a rede, chutando perto do arco aos 21. O ataque visitante tentava agir, mas era barrado frente às fortes linhas armadas pelos espanhóis, que, em contrapartida, não tinham medo nem preocupação de sair da pressão alta dos adversários.

O Liverpool levou perigo novamente com Núñez apenas aos 32, em bola bem colocada e espalmada por Courtois. Uma nova tentativa surgiu aos 35, com chute de Cody Gakpo, rechaçado pelo guarda-meta belga. Entretanto, apesar da velocidade alta no duelo de parte a parte, não houve nada que abalasse a tranquilidade do Real em relação e à vantagem no primeiro tempo.

Na etapa final, os britânicos cresciam em campo, motivados pela tentativa quase incansável de buscar a remontada, quanto ao nervosismo de seu treinador. Em um ar pouco comum, Jurgen Klopp se mostrava nervoso apesar das substituições feitas sem a melhora desejada ao longo da etapa complementar. Isto desde a dupla defesa de Alisson nas tentativas de Federico Valverde e Karim Benzema, ambas ao sétimo minuto.

O uruguaio e o francês voltaram a testar em novas ocasiões aos aos 17 e aos 23, respectivamente. O Madrid defendia com invejável perfeição e achava alguns contra-ataques. Em um deles, veio o gol: aos 32, Vinicius Junior conseguiu dominar após desvio da bola no ar, passou a Benzema e este tocou para as redes, sem goleiro na meta. Em seguida, o centroavante sentiu dores e foi suprido por Rodrygo. Após o gol, Carlo Ancelotti utilizou do banco de reservas para finalizar com a vitória mínima.

Ficha técnica:

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA
Oitavas de final - Jogo de volta
Real Madrid 1 x 0 Liverpool
Estádio Santiago Bernabéu, Madri, Espanha


Real Madrid

Courtois; Carvajal (Vázquez), Eder Militão, Rudiger e Nacho; Kroos, Camavinga (Tchouameni) e Modric (Ceballos); Valverde, Vinicius Junior (Asensio) e Benzema (Rodrygo)

Técnico: Carlo Ancelotti


Liverpool

Alisson; Alexander-Arnold, Konaté, van Dijk e Robertson (Tsmikas); Fabinho, Milner (Oxlade-Chamberlain) e Gakpo; Núñez, Salah e Diogo Jota (Elliott)

Técnico: Jurgen Klopp


Gols: Benzema, aos 32 minutos do 2º tempo (Real Madrid)

Cartões amarelos: Tsimikas (Liverpool)

Arbitragem: Felix Zwayer (ALE)

* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE